No âmbito do Projecto Idosos Activos, a Câmara Municipal de Ponta Delgada irá realizar com os seniores dos centros de convívio das 24 freguesias do concelho três caminhadas saudáveis.
O primeiro dia desta actividade está agendado para hoje e a pista para esta animada caminhada será na freguesia dos Mosteiros.
Quanto ao ponto de encontro, este está marcado para as 10h30 junto à Igreja N. Sr.ª da Conceição e o início da caminhada será às 11h00.
Já pelas 12h30, haverá uma pausa para um almoço-volante, que será levado e organizado por cada grupo/participante e às 13h30 começam as actividades lúdicas, os jogos tradicionais e as danças.
Para esta “Volta à Beira Mar” na freguesia dos Mosteiros foi definido um percurso com uma extensão de 3,6 quilómetros e uma duração aproximada de 49 minutos.
Para o segundo dia de actividade, amanhã, realiza-se uma caminhada nas freguesias de São Roque e Livramento com início às 11h00 e o ponto de encontro será às 10h30 no Forno da Cal.
Com almoço-volante, que será levado e organizado por cada grupo/participante, irão desfrutar de uma pausa pela 12h30 e arrancarão, às 13h30, actividades lúdicas, jogos tradicionais e danças.
O regresso desta caminhada “Vista ilhéu/Mata do Café” está agendado para as 14h30, completando um percurso de 3,1 quilómetros.
Para o terceiro dia, os idosos do concelho vão se juntar nos Fenais da Luz, encontrando-se na Igreja Nossa Sr.ª da Luz, pelas 10h30, e partindo para esta caminhada pelas 11h00.
Quanto ao almoço, este será volante, e da responsabilidade de cada grupo/participante e decorrerá pelas 12h30.
Após esta pausa, haverão actividades lúdicas, jogos tradicionais e danças, pelas 13h30, e o regresso está agendado para as 14h30. Neste último, dia serão percorridos 3 quilómetros compreendidos entre a Ermida de São Pedro ao Parque de Merendas dos Fenais da Luz e que terão aproximadamente a duração de 42 minutos.
Recorde-se que o Projecto Idosos Activos tem como objectivo melhorar a qualidade de vida dos idosos, tanto a nível físico, como a nível social, proporcionando-lhes melhores qualidade de vida num ambiente de convívio e combate ao isolamento tão comum nessas faixas etárias.