Edit Template

Bolieiro assume vontade política de liderar pelo exemplo no conhecimento e na gestão do mar dos Açores

O Presidente do Governo dos Açores, José Manuel Bolieiro, participou ontem na celebração do Dia Mundial dos Oceanos, no Teatro Faialense, na cidade da Horta, num evento organizado pelo Governo dos Açores em parceria com o OKEANOS – Instituto de Investigação em Ciências do Mar da Universidade dos Açores.
A cerimónia serviu também de oportunidade para a entrega do relatório final sobre a caracterização dos habitats de profundidade, com vista ao seu mapeamento até ao limite exterior da subárea dos Açores da Zona Económica Exclusiva Portuguesa, “sinalizando assim a excelência do trabalho realizado ao longo dos anos pelos investigadores e sua capacidade realizadora”, de acordo com o Presidente do Governo.
José Manuel Bolieiro destacou na sua intervenção a importância do conhecimento científico para a gestão e protecção dos oceanos.
“Só podemos proteger e gerir aquilo que conhecemos. A gestão do espaço marítimo, nas suas múltiplas vertentes, só é, pois, possível conhecendo-o de antemão e caracterizando-o em profundidade”, afirmou.
O governante lembrou ainda o investimento realizado pelo Governo dos Açores e pela comunidade científica, que permitiu avanços significativos na compreensão dos ecossistemas marinhos.
“Com um investimento de 2,6 milhões de euros, a informação recolhida no estudo, que hoje vamos conhecer, permite avaliar o bom estado ambiental e o ordenamento do espaço marítimo, contribuindo com conhecimento para suportar uma gestão efectiva do Mar dos Açores”, afirmou José Manuel Bolieiro.
O Presidente do Governo dos Açores sublinhou também que “os esforços de investigação realizados durante os últimos anos colocam Portugal, e os Açores em particular, como uma das regiões do mundo com maior conhecimento sobre o mar profundo”.
E prosseguiu: “o apoio da comunidade de pescadores açorianos, bem como as parcerias com instituições internacionais, materializam a ideia de que juntos conseguimos ir mais longe”.
O projecto Blue Azores, um programa liderado pelo Governo Regional, que visa proteger 30% do Mar dos Açores através da revisão da Rede de Áreas Marinhas Protegidas, “será um instrumento fundamental na recuperação e conservação da biodiversidade marinha, a partir da qual se poderá criar uma verdadeira economia azul sustentável”, afirmou.
O Presidente do Governo lançou também um apelo aos açorianos para continuarem a trabalhar juntos na conservação e protecção do mar dos Açores, recordando que que o “os Açores têm a vontade política, a informação, a tecnologia e as ferramentas necessárias para poderem liderar pelo exemplo, no conhecimento e na gestão do mar, assumindo as responsabilidades de região mais oceânica de Portugal e da União Europeia”.
O evento de ontem, realizado no Teatro Faialense, assinalou o Dia Mundial dos Oceanos, reforçando a importância dos oceanos para o equilíbrio do clima global e para o sustento de muitas comunidades, mas também sublinha o compromisso do Governo dos Açores na protecção e valorização do seu vasto capital natural azul.

Edit Template
Notícias Recentes
São Miguel acolhe encontro nacional sobre qualidade e excelência organizacional
Homem detido na Praia da Vitória para cumprir pena de dois anos de prisão pelo crime de roubo
“Precisamos de estratégias para preservar a eficácia dos antibióticos, caso contrário infecções banais voltam a ser potencialmente fatais”, afirma Laura Sá, médica especialista em Doenças Infecciosas
Valor do pescado nos Açores cai 2,3 milhões de euros em Outubro
“Socorros Mútuos” vai a votos com Conselho Geral e novo edifício no horizonte
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores