Edit Template

‘Dêtxate’: uma exposição para pensar as implicações culturais, sociais e políticas do descanso, no espaço vaga, em Ponta Delgada

O espaço vaga, em Ponta Delgada, sede da Anda&Fala – Associação Cultural, inaugura amanhã, entre as 21h ea s 00h, ‘Dêtxate – Sobre a necessidade de descanso’, uma exposição colectiva que conta com a participação de Albin Werle, Alquimias da Lua, April Lin ##, Beatriz Brum, Carlos Carreiro, Gil Ferrão, Lendl Barcelos, Sandra Rocha, Thomas Smith & Jon Watts e Tomaz Borba Vieira, e que é um convite à pausa.

No calão micaelense, a expressão “dêtxate” significa descanso e pausa, seja por cansaço físico ou desgaste mental, ou por preguiça e vontade de ócio e regeneração. É uma variação de “deita-te” e sugere um gesto que procura a libertação, a cura e o sonho.
‘Dêtxate – Sobre a necessidade de descanso’ é uma exposição colectiva que examina as implicações culturais, sociais e políticas do descanso, argumentando que a escolha consciente de descansar é uma forma de resistir contra sistemas extractivistas que podem levar à falta de cuidado próprio e à exaustão dos ecossistemas dos quais fazemos parte. Conta com quatro novas comissões feitas a Alquimias da Lua, Beatriz Brum, Gil Ferrão e Lendl Barcelos, inclui trabalhos de Albin Werle, April Lin ##, Carlos Carreiro, Sandra Rocha, Thomas Smith & Jon Watts e Tomaz Borba Vieira, e tem, pela primeira vez desde que o espaço abriu em 2020, curadoria assinada colectivamente pela equipa vaga (Carolina Rainho, Jesse James, João Amado, Mariana Lopes, Rita Serra e Silva, Rubén Monfort, Tânia Moniz).
A inauguração da exposição acontece amanhã, entre as 21h e as 00h, acompanhada de um concerto de harpa celta, às 21h45, por Joana Ribeiro. A entrada é livre.
Contribuindo para a temporada Junho-Setembro da vaga, a exposição ‘Dêtxate – Sobre a necessidade de descanso’ expande-se ao público com um programa que propõe aulas de ioga (15 Junho, 10h-12h), sessões de leitura – Um ‘Salão Mercúrio’ (19 Junho, 21h-23h) e oficinas do sono com dormida na vaga (19/20 Julho, 21h30-10h), como forma de potenciar o descanso, o ócio e o encontro.
Neste período, o espaço acolhe ainda uma série residências artísticas: RISD – Rhode Island School of Design, com BioKairos Materia; 10ª edição da RARA – Residência de Artesanato da Região dos Açores (projecto da associação), com o curador Miguel Flor, artistas Alina Rotzinger e MUT Design, e artesãos locais Alcídio Andrade, Horácio Raposo e MUSA AZORES; e Cérebro / Cobertos pelo Céu, um projecto de Gustavo Ciríaco com FAHR 021.3 – Filipa Frois, Hugo Reis e António Frederico Lasalvia. Entre 28 de Junho e 6 de Julho, a associação também co-organiza, na ilha de São Miguel, o AZORES PRIDE 2024, um festival e movimento activista que pretende celebrar e lutar pelos direitos da comunidade LGBTIA+ açoriana.
A Anda&Fala é uma associação cultural sem fins lucrativos, sedeada na ilha de São Miguel, e apoiada pelo Governo dos Açores, pela República Portuguesa/DgArtes e pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Edit Template
Notícias Recentes
Ribeira Chã vai receber 9ª edição do Festival da Malassada
Abastecimento das Flores e do Corvo retomado a meio da semana
Açores é o único local de Portugal entre os 25 melhores lugares para visitar em 2025, de acordo com a BBC
‘O uso indevido de medicamentos opioides é uma preocupação crescente nos Açores’, afirma Pedro Fins
Programa de estágios curriculares alargado a todos os anos dos cursos profissionais de nível IV
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores