Edit Template

‘Dêtxate’: uma exposição para pensar as implicações culturais, sociais e políticas do descanso, no espaço vaga, em Ponta Delgada

O espaço vaga, em Ponta Delgada, sede da Anda&Fala – Associação Cultural, inaugura amanhã, entre as 21h ea s 00h, ‘Dêtxate – Sobre a necessidade de descanso’, uma exposição colectiva que conta com a participação de Albin Werle, Alquimias da Lua, April Lin ##, Beatriz Brum, Carlos Carreiro, Gil Ferrão, Lendl Barcelos, Sandra Rocha, Thomas Smith & Jon Watts e Tomaz Borba Vieira, e que é um convite à pausa.

No calão micaelense, a expressão “dêtxate” significa descanso e pausa, seja por cansaço físico ou desgaste mental, ou por preguiça e vontade de ócio e regeneração. É uma variação de “deita-te” e sugere um gesto que procura a libertação, a cura e o sonho.
‘Dêtxate – Sobre a necessidade de descanso’ é uma exposição colectiva que examina as implicações culturais, sociais e políticas do descanso, argumentando que a escolha consciente de descansar é uma forma de resistir contra sistemas extractivistas que podem levar à falta de cuidado próprio e à exaustão dos ecossistemas dos quais fazemos parte. Conta com quatro novas comissões feitas a Alquimias da Lua, Beatriz Brum, Gil Ferrão e Lendl Barcelos, inclui trabalhos de Albin Werle, April Lin ##, Carlos Carreiro, Sandra Rocha, Thomas Smith & Jon Watts e Tomaz Borba Vieira, e tem, pela primeira vez desde que o espaço abriu em 2020, curadoria assinada colectivamente pela equipa vaga (Carolina Rainho, Jesse James, João Amado, Mariana Lopes, Rita Serra e Silva, Rubén Monfort, Tânia Moniz).
A inauguração da exposição acontece amanhã, entre as 21h e as 00h, acompanhada de um concerto de harpa celta, às 21h45, por Joana Ribeiro. A entrada é livre.
Contribuindo para a temporada Junho-Setembro da vaga, a exposição ‘Dêtxate – Sobre a necessidade de descanso’ expande-se ao público com um programa que propõe aulas de ioga (15 Junho, 10h-12h), sessões de leitura – Um ‘Salão Mercúrio’ (19 Junho, 21h-23h) e oficinas do sono com dormida na vaga (19/20 Julho, 21h30-10h), como forma de potenciar o descanso, o ócio e o encontro.
Neste período, o espaço acolhe ainda uma série residências artísticas: RISD – Rhode Island School of Design, com BioKairos Materia; 10ª edição da RARA – Residência de Artesanato da Região dos Açores (projecto da associação), com o curador Miguel Flor, artistas Alina Rotzinger e MUT Design, e artesãos locais Alcídio Andrade, Horácio Raposo e MUSA AZORES; e Cérebro / Cobertos pelo Céu, um projecto de Gustavo Ciríaco com FAHR 021.3 – Filipa Frois, Hugo Reis e António Frederico Lasalvia. Entre 28 de Junho e 6 de Julho, a associação também co-organiza, na ilha de São Miguel, o AZORES PRIDE 2024, um festival e movimento activista que pretende celebrar e lutar pelos direitos da comunidade LGBTIA+ açoriana.
A Anda&Fala é uma associação cultural sem fins lucrativos, sedeada na ilha de São Miguel, e apoiada pelo Governo dos Açores, pela República Portuguesa/DgArtes e pela Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Edit Template
Notícias Recentes
Melhor aluno do conjunto das licenciaturas de Economia e Gestão da Universidade dos Açores premiado pelo novobanco dos Açores
PS/Açores pede audição sobre demissões na EMA-Espaço e PPM acusa o Partido Socialista de difundir notícias falsas
Governo Regional quer fim da exclusão das Regiões Autónomas quanto ao Programa Regressar
Programa de Estratégias Marinhas destaca que estudo“científico sólido” das águas profundas dos Açores pode orientar políticas de conservação e ordenamento marítimo
Bloco de Esquerda queria uma comissão de inquérito sobre a eventual privatização do serviço de hemodiálise do HDES e o Governo garantiu que não está tomada qualquer decisão
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores