Edit Template

Finançor e Greenvolt celebram parceria para a instalação de 3.880 painéis solares em superfícies comerciais, hotéis e fábricas

O Grupo Finançor celebrou uma parceria com o Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Next Portugal, para instalar 3.880 painéis solares em várias das suas unidades nos Açores.
O projecto inclui nove instalações, incluindo supermercados, hotéis e fábricas, num total de 2,1 MegaWatts que permitirão gerar 2,6 GigoWatts/hora de energia solar anualmente.
Com recurso a contratos de compra e venda de energia de longo prazo da Greenvolt Next Portugal, será possível à Finançor acelerar o seu plano de descarbonização.
O Grupo Greenvolt, através da Greenvolt Next Portugal, prossegue o seu crescimento na Região Autónoma dos Açores, desta vez em parceria com o Grupo Finançor. Este projecto de grandes dimensões, que prevê a instalação de painéis solares fotovoltaicos em nove espaços distintos, desde hotéis a supermercados, mas também em fábricas do grupo, permitirá acelerar o plano de descarbonização e sustentabilidade da empresa açoriana.
A parceria entre a Greenvolt Next Portugal e o Grupo Finançor levará à instalação dos painéis solares através de um contrato de compra e venda de energia de longo prazo (Power Purchase Agreement ou PPA), num modelo de partilha de risco e benefícios.
Serão abrangidas diversas instalações do Grupo Finançor, desde as unidades hoteleiras, como o Azoris Royal Garden, o Azoris Angra Garden e o Azoris Faial Garden, as lojas Sol-Mar, Pingo Doce e Recheio, assim como as várias unidades fabris que detém na Região, como a fábrica de rações, a moagem ou a fábrica de bolachas Mulata.
“Esta parceria, que se materializa na implementação de soluções de geração de energia fotovoltaica, é representativa das oportunidades que as empresas portuguesas têm numa gestão proactiva das suas necessidades energéticas, optando por modelos eficientes e de partilha de risco. Estamos muito satisfeitos por contribuirmos para um incremento da competitividade do Grupo Finançor, ao mesmo tempo que aceleramos a descarbonização das suas actividades”, adiantou João Manso Neto, CEO da Greenvolt.
“São 2,1 MegaWatts de capacidade instalada contratada através de um PPA Greenvolt Next numa lógica de parceria, e que garante ao Grupo Finançor protecção contra os preços elevados e a incerteza na definição das tarifas da electricidade nos Açores que têm impacto na competitividade das empresas daRregião”, acrescenta Pedro Ramalhosa, Managing Partner da Greenvolt Next Portugal.
O Grupo Finançor vê nesta parceria a oportunidade de “acelerar o seu plano de descarbonização e sustentabilidade, que prevê a instalação de um total de 3,5 MegaWatts de painéis solares fotovoltaicos”, nota Romão Braz. “É uma ambição nossa a de reduzir expressivamente a nossa pegada ecológica nos vários sectores de actividade em que estamos presentes, sendo que esta parceria com a Greenvolt, num modelo de partilha de risco e benefícios, permite-nos avançar de forma mais rápida e estruturada nestes grandes projectos, ainda sujeitos a uma grande burocracia e apertados requisitos técnicos nos Açores que dificultam a sua implementação”, conclui o Presidente Executivo do Grupo Finançor.
Fundado em 1954 por um grupo de industriais com raízes na ilha de São Miguel, o Grupo Finançor está presente no sector agroalimentar, distribuição alimentar e turismo, sendo responsável por mais de 1.600 postos de trabalho.
A Greenvolt Next Portugal é a empresa líder em Portugal em soluções de Geração Distribuída para autoconsumo, segmento de “extrema importância” para o Grupo Greenvolt que desenvolve a sua actividade também na promoção e desenvolvimento de projectos eólicos e solares Utility Scale, além de gerar energia renovável através de biomassa residual.
Chegou aos Açores no final de 2023 já com vários projectos em carteira que têm contribuído para elevar o backlog do segmento da Geração Distribuída de energia renovável do Grupo Greenvolt para um total de 312 Mega Watts de potência.

Edit Template
Notícias Recentes
GlobeStar Systems entregou prémios aos melhores alunos da Uace da Escola de Novas Tecnologias
Deputado do CHEGA/Açoresà Assembleia da República alvo de buscas pela PSP poralegado furto de malasnos aeroportos de Lisboae de Ponta Delgada
Há quase 20 anos que Nélia Sousa faz vestes para os romeiros em São Miguel, os seus primeiros clientes
Grupo ‘Açorsonho’ vai investir 15 milhões de euros na construção de um novo hotel de 5 estrelas com 148 unidades de alojamento no Monte Verde
Francisco Pimentel defende remuneração complementar para trabalhadores da administração central nos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores