Edit Template

Ondas da praia de Santa Bárbara podem ser decisivas para definir os vencedores da primeira divisão da Liga Meo Surf

Está tudo em aberto entre os primeiros classificados, esperando-se uma grande luta no Allianz Ribeira Grande Pro na disputa pelo primeiro lugar

Os melhores surfistas nacionais estão a postos para embarcar rumo à ilha de São Miguel, nos Açores, onde, de 21 a 23 de Junho, se vai realizar o Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf, a primeira divisão do surf nacional.
Na edição do ano passado do Allanz Ribeira Grande Pro, os campeões da etapa foram Joaquim Chaves e Francisca Veselko. Foram surfadas 916 ondas por 68 surfistas inscritos. A melhor onda (máximo 10 pontos): 9 pontos foi surfada por Eduardo Fernandes nos quartos-de-final. A melhor pontuação, num máximo de 20 pontos, foi de Francisco Vaselko, com 15,50 pontos, nas meias-finais.
O Presidente Câmara Municipal da Ribeira Grand, Alexandre Gaudêncio, afirmou que “é com enorme alegria que voltamos a receber a comitiva da Liga MEO Surf, estando, naturalmente, o município da Ribeira Grande e toda a comunidade de braços aberto para vos receber.”
“As nossas praias e as suas peculiares e exigentes ondas constituem-se como o desafio que todos terão que ultrapassar para brilhar neste Allianz Ribeira Grande Pro, que se realiza no Areal de Santa Bárbara, entre os dias 21 e 23 de Junho. Mas se os olhos estarão postos no mar nesses dias, também em terra há muito para visitar, experimentar e sentir. Visitem a Ribeira Grande e sintam-se, verdadeiramente, em casa,” afirmo o autarca.
Este é o terceiro ano consecutivo que a Liga MEO Surf ruma às “desafiantes ondas e às pristinas” paisagens açorianas, numa prova que poderá ser decisiva para as contas dos títulos nacionais de surf.
Tomás Fernandes e Teresa Bonvalot chegam a este Allianz Ribeira Grande Pro na frente desta luta e, por isso, na posse das licras amarelas Go Chill.
Tomás Fernandes, actual líder do ranking masculino e da Allianz Triple Crown, afirmou, a propósito, que teve “um bom começo de temporada, onde conquistei duas vitórias e um 5.º lugar. A verdade é que estes resultados deixam-me num lugar privilegiado e algo confortável nas contas do ranking, afirmou.
“ Ainda assim, sei que a concorrência está forte e a surfar muito bem, como é o caso, por exemplo, do Guilherme Ribeiro, que ocupa o 2.º lugar do ranking. Parto para os Açores com o objectivo de continuar a mostrar o meu surf e poder divertir-me na água. Espero que os Açores nos ofereçam boas ondas e bom tempo e que possa trazer de lá uma vitória, realçou o surfista.

Historial de vencedores do Allianz Ribeira Grande
2023 – Joaquim Chaves e Francisca Veselko
2022 – Frederico Morais e Teresa Bonvalot
2009 – Frederico Morais e Francisca Santos
2008 – Eduardo Fernandes e Carina Duarte

O Allianz Ribeira Grande Pro será, igualmente, a terceira e última paragem do já histórico Allianz Triple Crown, que em 2024 celebra o 10.º aniversário.
Dessa forma,segundo os organizadores, as ondas da Ribeira Grande “vão coroar os campeões deste sub-troféu que conta também com as performances obtidas nas etapas de Figueira da Foz e Ericeira.”
Francisco José Neves, membro do Comité Executivo da Allianz Portugal e Director de Transformação e Marketing, realçou o facto de a última prova do Allianz Triple Crown disputar-se na Ribeira Grande. “Este já é o terceiro ano consecutivo que damos naming a esta etapa, uma das mais aguardadas de toda a competição. A beleza natural e o espírito desportivo que se experienciam nestes dias de prova são inspiradores. Estamos entusiasmados em voltar ao mar açoriano para assistir ao melhor do surf nacional e, sobretudo, para revelarmos os grandes vencedores,” completou.

Historial de vencedores do Allianz
Triple Crown:
2023 – Guilherme Ribeiro e Francisca
Veselko
2022 – Guilherme Fonseca e Teresa
Bonvalot
2021 – Vasco Ribeiro e Francisca Veselko
2020 – Afonso Antunes e Teresa Bonvalot
2019 – Miguel Blanco e Teresa Bonvalot
2018 – Gony Zubizarreta e Camilla Kemp
2017 – Vasco Ribeiro e Carolina Mendes
2016 – Vasco Ribeiro e Carolina Mendes
2015 – Tiago Pires e Teresa Bonvalot

Tal como na luta pelos títulos nacionais, também Teresa Bonvalot e Tomás Fernandes chegam aos Açores na liderança deste ranking, embora no lado masculino Tomás divida o primeiro posto com Guilherme Ribeiro, actual detentor deste troféu. Algo que deixa em aberto vários cenários para a derradeira disputa da décima edição do Allianz Triple Crow.
Esta expectativa sobre quem vai ficar na frente do Allianz Triple Crown está a gerar uma enorme curiosidade entre3 os amantes do surf, tudo levando a crer que os surfistas que se encontram nos primeiros lugares vão dar tudo por tudo para chegarem ao final em primeiro lugar.

Edit Template
Notícias Recentes
Petrichor é novo bar do Quarteirão onde cada cocktail conta uma história
Bom tempo na Páscoa dos Açores com o sol a convidar à praia
Mulher detida no Aeroporto da Madeira por crime cometido há 28 anos
Parlamento açoriano vai vender cadeiras em hasta pública e adquirir novas por 80 mil euros
Lista de espera para cirurgia nos Açores mantém-se acima dos 12 mil utentes em Março
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores