A praia do Monte Verde, localizada no concelho da Ribeira Grande, está interdita a banhos até que os valores de microbiológicos se encontrem dentro dos parâmetros adequados nas próximas análise à qualidade da água.
Em declarações ao Correio dos Açores, Alexandre Gaudêncio, Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, explica que a interdição aos banhos na praia do Monte Verde aconteceu devido à enchente do dia 3 de Junho, e reforça que apesar da interdição a banhos, as pessoas poderão ir à praia.
“Como foi também notícia e público, houve um volume anormal de pluviosidade na cidade que levou, inclusivamente, a enchentes aqui nas vias circundantes. E toda essa água da enchente foi parar ao mar, concretamente, à praia do Monte Verde, que é o lugar onde desagua precisamente a ribeira da Ribeira Grande. A enchente trouxe muita matéria vegetal e animal dos terrenos a sul da cidade e que desaguaram na praia do Monte Verde”, explicou.
Segundo o Presidente da autarquia da Ribeira Grande, fruto da época balnear, é obrigatório fazer análises de 15 a 15 dias à qualidade da água do mar e estas análises realizada à água da praia da Monte Verde foram realizadas no dia 4 de Junho, um dia após a enchente que ocorreu na Ribeira Grande.
De acordo com Alexandre Gaudêncio, a questão dos esgotos que desaguavam em céu aberto para a praia do Monte Verde, está “sanada”. Salientou que a autarquia investiu desde o ano passado na ligação até à ETAR, que está situada na zona de Santana, em Rabo de Peixe.
A próxima análise será feita até ao final da semana, e a convicção do Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande é que os valores vão estar dentro do normal. Todas as praias do concelho e as piscinas municipais e a zona das poças estão todas dentro dos valores normais e não foram interditas a banhos.
Filipe Torres