Promovidas pela Câmara Municipal de Ponta Delgada, as XXI Grandes Festas do Divino Espírito vão decorrer de 11 a 14 de Julho, contando com um programa que combina as vertentes religiosa, cultural e turística, disse ontem o Presidente do município, Pedro Nascimento Cabral.
Falando na conferência de imprensa de apresentação do evento, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, o autarca realçou que o cartaz foi pensado de forma a respeitar “a identidade e tradições ancestrais” do culto ao Divino Espírito Santo e corresponder às expectativas dos largos milhares de pessoas que todos os anos acorrem a Ponta Delgada por altura das festas.
“O Divino Espírito Santo é uma marca identitária do nosso povo e, como tal, nós continuamos ao lado destas Grandes Festas, projectando a cidade de Ponta Delgada e abrindo os seus braços a quem aqui vive e tem uma grande devoção pelo Divino Espírito Santo, mas também a quem nos visita”, salientou.
Pedro Nascimento Cabral quis também destacar o carácter unificador das Grandes Festas do Divino Espírito Santo que, além de ligarem o povo açoriano e a sua diáspora, são também alvo do interesse dos turistas das mais variadas nacionalidades que optam por passar férias em Ponta Delgada.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada disse, a propósito, que, em função do evento já fazer parte do “roteiro internacional do turismo”, a Câmara Municipal de Ponta Delgada decidiu, este ano, comunicá-lo com antecedência para ampliar a sua divulgação e colaborar com os agentes do sector turístico.
“Esta antecedência vem também em solicitação de todos aqueles que têm responsabilidade de promover a imagem de Ponta Delgada, da ilha de São Miguel e dos Açores – sejam os nossos agentes hoteleiros, do alojamento local, sejam operadores turísticos no geral – de forma a que haja uma agenda conhecida e que seja cativante para quem aqui nos visita”, disse.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada não evitou, por isso, deixar de salientar a extraordinária relação que, de ano para ano, se vem a observar entre residentes, emigrantes e turistas nas Grandes Festas, que, como disse, vivem da envolvência das 24 freguesias do concelho, todas elas com as suas “caraterísticas próprias” e “formas específicas de manifestar a sua devoção ao Divino Espírito Santo”.
Também presente na conferência de imprensa, o Vice-presidente do município anunciou que a autarquia vai candidatar as XXI das Grandes Festas do Divino Espírito de Ponta Delgada à atribuição do selo de Qualidade Ambiental da Secretaria Regional do Ambiente.
Detalhando, depois, a programação desta 21.ª edição, Pedro Furtado indicou que o evento contempla “cerca de 60 eventos”, ao longo dos seus quatro dias. “É um programa completo que vai ao encontro da necessidade e procura dos vários públicos, e, acima de tudo, é um momento de festa de Ponta Delgada, das suas freguesias e mordomias, sem as quais não seria possível a dimensão e grandeza destas festas”, disse.
As festas arrancam na Quinta-feira (11 de Julho) com a inauguração da exposição de fotografia “Divino em Objectiva 23”, da autoria da AFAA (Associação de Fotógrafos Amadores dos Açores), às 18h00, no Lado Norte da Igreja Matriz.
No mesmo dia, pelas 18h30, será inaugurada a tenda do Espírito de Santo de Alenquer e, às 21h30, a Igreja da Matriz dará lugar à Conferência Inaugural sobre o Culto do Espírito Santo, proferida pelo padre Carlos Ângelo da Silva Ferreira, Diretor do Colégio Universitário Pio XII, em Lisboa. O momento será seguido pelo concerto da Sinfonietta de Ponta Delgada, com começo às 22h30.
No Sábado (13 de Julho), pelas 09h00, as Instituições Particulares de Solidariedade Social farão a distribuição de pensões e, ao meio-dia, será inaugurado o Triato do Espírito Santo, no Campo de São Francisco.
Destaque depois para a Partilha das Sopas do Espírito Santo, no Campo de São Francisco, pelas 12h15, para o Cortejo Etnográfico das 24 freguesias do concelho, às 15h00, e para a Recitação do Terço Cantado pelos Ranchos de Romeiros da Relva e Candelária, a partir das 19h30.
No Domingo (14 de julho), pelas 09h30, no Largo da Igreja Matriz, vai realizar-se a Missa da Coroação, que será animada pelo grupo coral e litúrgico de São Pedro.