Dressage ou Ensino é, per si, a base da arte de montar. Engloba desde os exercícios mais básicos da equitação, como uma simples linha recta ou um círculo, até aos exercícios mais elaborados, como o piaffe e a passage.
Trata-se de uma conexão entre cavalo e cavaleiro onde são avaliadas a harmonia do conjunto, submissão do cavalo, a amplitude dos seus movimentos, a postura do cavaleiro, a correção na prática dos exercícios, entre outras vertentes, sem nunca perder de vista o respeito do cavaleiro pelo cavalo.
As provas, em si, são nada mais, nada menos, do que sequências de exercícios que os cavaleiros têm de decorar e pôr em prática dentro de uma pista (picadeiro de prova). Cada exercício tem a sua valoração e aspectos a ter em conta aquando da sua avaliação.
As provas são de curta duração, variando entre, sensivelmente, 5 a 8min.
Existem ainda provas próprias para póneis, que se realizam numa pista menor e que têm o seu próprio método de avaliação.
Concretamente, nas provas realizadas na ilha de São Miguel, numa 1ª Jornada, participaram 20 conjuntos (cavalo + cavaleiro) e, numa 2ª jornada, participaram 18 conjuntos, de entre as de nível mais baixo até à prova de nível mais alto, contando com a presença de quatro centros equestres da ilha: Associação Equestre Micaelense, Quinta da Manguinha, Quinta do Paiol e Equi’Açores (Quinta do Vento).
De entre os participantes nas provas deste ano de 2024 temos Sofia Costa, que ficou em 5º lugar a nível nacional no escalão Big Tour (séniors)(nível mais alto na disciplina da dressage), no Campeonato de Dressage de Portugal, em 2022, com o seu cavalo, ‘Espanto,’ (conjunto que também já realizou provas a nível internacional). Actualmente abraçou um novo projecto com o cavalo ‘Invasor’ da Coudelaria Quinta da Manguinha, entrando no escalão Medium Tour (segundo nível mais alto na disciplina da dressage), após um ano fora das pistas devido à sua recente maternidade.
Por sua vez, também levou alunas a provas: Ema Barbosa no nível Elementar; Ana Carolina Gaudêncio no nível Avançado e Inês Moniz (montando o ‘Espanto’) no nível Big Tour.
Nas provas também contaram com a participação do cavaleiro e treinador Pedro Freitas, responsável pela Quinta da Manguinha, que participou com a égua ‘D’Manguinha’ (da sua Coudelaria), no nível Small Tour.
Temos também Alexandra Gouveia (campeã nacional de Sub 25 no ano 2018), entrando em prova do nível Small Tour, montando a égua ‘Hebe’.
No nível Avançado participou em prova João Ponte (campeão do Troféu Regional 2023) com a sua montada ‘Marquês’.
Entrou em pista Beatriz Silveira (4º lugar na Taça de Dressage de Portugal, em 2023, no nível Small Tour) com o experiente cavalo ‘Bem-Me-Quer’, também no nível Small Tour (cavalo que participou em várias provas Big Tour com o cavaleiro de origem micaelense Ricardo Wallenstein, a nível internacional).
Nestas provas é de salientar a importância da participação dos pequenos cavaleiros no escalão Póneis, no nível Infantil e no nível Juvenil, pois é aqui que reside o futuro da dressage.
Campeonato Dressage Regional (CDR) – Dá acesso à final do Trofeu Regional
Campeonato Dressage Nacional (CDN) – Dá acesso à final do Campeonato Dressage de Portugal
Jornada da Taça de Portugal (JTP)–Dá acesso à final da Taça de Portugal
Trofeu Dressage Pónei – Dá acesso à final do Trofeu Dressage Pónei
(Todas essas finais são realizadas em Portugal Continental.)
Em São Miguel, na I Jornada do Campeonato de Dressage tivemos:
1) Um conjunto inscrito no nível Póneis Infantil, em Troféu Dressage Pónei (TDP)
2) Seis conjuntos inscritos no nível Póneis Juvenil, em TDP
3) Um conjunto inscrito no nível Elementar, em Campeonato Dressage Regional (CDR)
4) Um conjunto inscrito no nível Elementar, em Jornada da Taça de Portugal (JTP)
5) Dois conjuntos inscritos no nível Média, em CDR
6) Quatro conjuntos inscritos no nível Avançada, em CDR
7) Três conjuntos inscritos no nível Small Tour, em CDR
8) Um conjunto inscrito no nível Medium Tour, em Campeonato de Dressage Nacional (CDN)
9) Um conjunto inscrito no nível Big Tour, em CDN
Em São Miguel, na II Jornada do Campeonato de Dressage tivemos:
1) Um conjunto inscrito no nível Póneis Infantil, em TDP
2) Cinco conjuntos inscritos no nível Póneis Juvenil, em TDP
3) Dois conjuntos inscritos no nível Preliminar, em CDR
4) Um conjunto inscrito no nível Elementar, em CDR
5) Um conjunto inscrito no nível Elementar, em JTP
6) Um conjunto inscrito no nível Média, em CDR
7) Quatro conjuntos inscritos no nível Avançada, em CDR
8) Um conjunto inscrito em Small Tour, em CDR
9) Um conjunto inscrito no nível Medium Tour, em CDN
Um conjunto inscrito no nível Big Tour, em C
Ema de Vasconcelos Barbosa