Edit Template

Marcelo e Luís Montenegro destacam a excelência da agricultura açoriana no panorama nacional

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e o Primeiro-ministro, Luís Montenegro, visitaram ontem ao final da tarde, no âmbito da Feira da Agricultura de Santarém o stand da Associação Agrícola de São Miguel. Recebidos à entrada do pavilhão por Jorge Rita, ambos enfatizaram a excelência os produtos dos Açores e a capacidade de resiliência dos produtores açorianos. Como sempre, o Presidente Marcelo Rebelo de Sousa provou todas as iguarias no cocktail de recepção, como o Queijo de São Jorge e as Queijadas da Vila Franca.
Em declarações ao Correio dos Açores, o chefe de Estado português garantiu que o Governo da República está sempre muito atento às necessidades e especificidades dos agricultores açorianos, sublinhando que nenhum agricultor será esquecido. Lembrou que houve intervenções do Governo da República e do Governo Regional, em Bruxelas, que embora com posições diferentes ,manifestaram o facto de a agricultura açoriana ser muito importante tanto em qualidade como em quantidade.
“Os produtos açorianos são únicos. Por exemplo, o leite açoriano é único, a manteiga dos Açores é única. Portanto, há produtos açorianos que vão muito para além da Região e têm uma qualidade excepcional. Infelizmente, a Região defronta-se, muitas vezes, com políticas europeias que acabam por fazer descer o preço dos produtos em matéria de exportação, que nada tem a ver com a Região mas com as decisões europeias”, disse Marcelo Rebelo de Sousa.
Tendo em conta, a conjuntura nacional e internacional o ‘Presidente dos afectos’ – que muitas selfies tirou no stand da Associação Agrícola de São Miguel – diz que “não há dúvida de que os produtos açorianos estão em destaque nas prioridades do Governo nacional tanto o anterior como o actual. É crucial lutar pela agricultura dos Açores em conjunto com o Governo Regional”.
Também o Primeiro-ministro, em declarações ao nosso jornal, admitiu que o Governo da República está empenhado em ajudar os agricultores dos Açores a ultrapassar as suas dificuldades e garante que na próxima semana vão ser anunciados apoios que há muito eram devidos a estes profissionais da agricultura. Diz que tem havido uma boa articulação entre o Governo da República e o Executivo açoriano no sentido de colmatar as dificuldades da agricultura açoriana e que a mesma possa desenvolver como tem sido feito ao longo dos anos.
Por seu turno, Jorge Rita, Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, como anfitrião, e em nome de todos os produtores açorianos, manifestou-se regozijado com a atenção que a República neste Governo tem dado à agricultura açoriana e acredita mesmo que serão ultrapassados na próxima semana alguns handicaps há muito reclamados e que o Correio dos Açores sabe que atingem milhões de euros.
A Feira da Agricultura de Santarém é muito concorrida e Jorge Rita tem feito um papel dinamizador, não só dos produtos relacionados com os lacticínios, mas também com produtos de outras áreas como a confeitaria, o chá, os vinhos, os licores, a massa sovada, os bolos lêvedos, as bolachas, os biscoitos, os refrigerantes não só de São Miguel como de todas as ilhas.
A terminar, o stand da Associação Agrícola de São Miguel é ponto de encontro de várias regiões e Jorge Rita muitas vezes confundido como elemento do Executivo açoriano…
Nesta importante feira nacional, não esteve presente qualquer elemento do Governo Regional dos Açores.

Nélia Câmara (em Santarém) 
Edit Template
Notícias Recentes
José Manuel Bolieiro volta a reafirmar “confiança no sector primário” e anuncia novos apoios à agricultura nos Açores
“A população está envelhecida e há falta demão-de-obra, mas criando mais oportunidades,muitos jovens iriam regressar à freguesia”
Fabiana Godoy apresenta formação “Educação através da música” na ilha de São Miguel
Manta Catalog Azores contribui para o estudo científico da jamanta chilena no mar dos Açores
Em dia de homenagem ao Padre Edmundo Pacheco: inolvidáveis memórias
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores