O Departamento da Polícia Municipal de Ponta Delgada iniciou um novo projecto para promover o reforço da segurança no meio escolar e prevenir comportamentos de risco junto das crianças e jovens do concelho.
O projecto denominado de ‘Policiamento +’ foi testado, durante o presente ano lectivo na Escola Básica e Integrada de Capelas e será alargado a todas as escolas do concelho no próximo ano lectivo.
A iniciativa foi apresentada durante o último Conselho Local de Educação, presidido pelo vereador Sérgio Rezendes, e recebeu muitos elogios da comunidade educativa que considera ser necessário promover o reforço do sentimento de segurança nas zonas envolventes aos estabelecimentos de ensino.
O vereador Sérgio Rezendes revela que este projecto pretende “fortalecer a relação entre a Polícia Municipal, as escolas e a comunidade em geral, contribuindo para a redução da incidência de violência, bullying e outros comportamentos desviantes nos estabelecimentos de ensino, através da promoção de um ambiente mais seguro e acolhedor”.
O Director do Departamento da Polícia Municipal de Ponta Delgada, Edgar Ferreira, sublinha o papel de polícia de proximidade promovido por este projecto direccionado para a comunidade escolar: “Temos como missão ajudar e servir a sociedade, e por isso procuramos com este projecto integrarmo-nos na comunidade estudantil, para conhecermos de perto as suas necessidades e problemáticas. Queremos com esta iniciativa promover a segurança escolar, fortalecer a parceria entre as escolas e a nossa instituição, estabelecer uma presença policial preventiva na comunidade escolar e capacitar os alunos, professores, funcionários e pais dos conhecimentos necessários para se tornarem agentes activos na promoção da segurança escolar”.
Para assinalar o final do ano lectivo foram atribuídos diplomas de reconhecimento a diversos alunos da Escola Básica e Integrada das Capelas que participaram no projecto piloto ‘Policiamento +’.
“Queremos com este acto incentivar as boas práticas, em benefício da construção de uma comunidade mais segura, coesa e colaborativa e futuramente, com os meios humanos adequados, pretendemos estender este projecto às restantes escolas do Concelho de Ponta Delgada”, referiu o responsável da Polícia Municipal.
