Edit Template

“Não queremos trabalhar exclusivamente comturistas, queremos incentivar a curiosidade dos locais quanto à sua própria região”, afirma Bruno Raposo

A Azores Ticket Officeé um novo espaço dedicado à gestão de bilhetes, experiências e informação turística nos Açores. A inauguração será amanhã, às 18h30, no Largo Vasco Bensaúde nº 31.

Correio dos Açores – Qual foi a principal motivação para a criação da Azores Ticket Office (ATO)?
Bruno Raposo (Director de Marketing e Eventos / Responsável de loja) – A Azores Ticket Office foi um conceito criado pela @Azores Explore Your Senses, uma empresa que já trabalha em São Miguel e nas restantes ilhas com actividades turísticas, mas sobretudo no mercado online. Então a loja surgiu para também termos uma componente física e para também podermos alargar um pouco a oferta, não só ao turista que vem, mas também o turista que já está cá e também para os locais.

Como é que a ATO se diferencia de outras plataformas de gestão de bilhetes e informação turística nos Açores?
Para além de funcionar como um ponto de informação turística, a Azores Ticket Office é um ponto de informação turística com ponto de venda directo. Ou seja, para além de darmos as informações ao turista, também damos a possibilidade de este efectivar a sua compra.
Vamos trabalhar com diversos parceiros no campo das actividades turísticas, mas também vamos alargar a nossa oferta para actividades culturais, eventos musicais, workshops… Desta forma, a pessoa pode ter toda a informação. O cliente pode até já ter a sua actividade marcada para uma determinada ocasião— como uma experiência de whale watching, por exemplo —, mas não tem nada preparado para o resto dia; neste caso, nós informamos sobre outras actividades que estão disponíveis para aquele dia —como um concerto ou uma exposição de pintura, por exemplo —, e desta forma completamos o resto da estadia.

Quem são os vossos parceiros?
Os nossos parceiros passam essencialmente por promotoras de eventos, entradas em museus, artistas locais, artesãos locais que queiram promover o seu trabalho. Inclusive, temos um espaço preparado para esse efeito. Ou seja, preparamos um espaço que tanto pode acolher conferências de imprensa, workshops, pequenas apresentações, exposições, etc. Para além disso, também temos um espaço dedicado aos parceiros que precisem de um escritório.
Tudo isto em adição, claro, dos produtos habituais que estão disponíveis em todas as ilhas. Temos passeios de moto 4, passeios de buggy, trilhos, canyoning, bicicletas de montanha eléctricas, whale watching, mergulho, snorkeling, aulas de surf, passeios de jipe, etc. Temos uma variedade enorme de serviços e parceiros, e estamos espalhados por todas as ilhas dos Açores.
Se uma pessoa de São Miguel nos diz que vai visitar, por exemplo, as ilhas do Grupo Central, o que nós fazemos é planear e marcar as actividades de forma a que o cliente possa chegar a estas ilhas com tudo tratado – como alojamento, actividades na natureza e culturais, etc. Ou seja, a pessoa já vai com tudo resolvido e só precisa de desfrutar da sua estadia.

Um dos objectivos da ATO é promover o turismo interno. Quer explicar?
No que diz respeito ao serviço para os residentes, aquilo que nós percebemos foi que, nos Açores, muitos dos locais não sabem como aceder a certas actividades. Como, por exemplo, o canyoning, que mistura trilhos pela natureza com mergulhos, slides e rappel em quedas de água, e o coasteering, que é semelhante, mas realizado na zona costeira entre as rochas. Muitas pessoas não sabem que estas actividades existem, ou não sabem como marcar, e o nosso papel é precisamente divulgar, facilitar o acesso e fornecer este serviço aos locais.
Não queremos trabalhar exclusivamente com turistas; queremos incentivar o turismo interno e a curiosidade dos locais quanto à sua própria região. Pois, infelizmente, muitos açorianos não conhecem grande parte das outras ilhas. Assim, através do Azores Ticket Office podemos também dar a conhecer outras actividades noutras ilhas que não a de residência e promover o interesse dos locais para visitarem o resto dos Açores.
Como é que as empresas/parceiros locais podem beneficiar com a cooperação da ATA?
Há quase cinco anos que trabalhamos com o mercado internacional e esta é uma vertente desempenha um papel importante na promoção e divulgação dos nossos parceiros regionais. Nós trabalhamos com todos e para todos, e, neste sentido, sugerimos ao cliente um vasto leque de parceiros para as actividades que se adequam a cada um, e a partir daí é escolha do cliente.
No ano passado, por exemplo, a @Azores Explore Your Senses foi à Taste Azores Colombo, em Lisboa, e o nosso vídeo promocional incluía imagens de todos os parceiros. Ou seja, fizemos uma colectânea de vídeos e provemos não só os Açores, não só as nossas actividades, mas todos os nossos parceiros. Nós damos sempre o reconhecimento ao parceiro que está a fazer a actividade connosco e, neste sentido, acabamos por trazer mais pessoa e aumentar o conhecimento do externo. É desta forma que os nossos parceiros podem beneficiar da Azores Ticket Office

Tem algum exemplo de momentos culturais e musicais que têm em vista?
O nosso objectivo é trabalhar com os grandes eventos musicais, os festivais que trazem pessoas de outras ilhas, do continente e até mesmo de outros países. Neste sentido, a nossa oferta passa por oferecer ao cliente um pacote com bilhetes, estadia e actividades. Para além disso, temos um espaço que pode acolher conferências de imprensa e promover o networking entre a nossa rede de parceiros.
Também queremos servir de apoio para eventos que tenham poucos pontos de venda. Por exemplo, quando temos um evento no Nordeste e não existem pontos de venda fixos noutros locais da ilha, é a nossa loja, que está localizada no centro de Ponta Delgada, que fará a venda destes bilhetes.

Quais são as expectativas da auto para o impacto que vai ter no sector turístico dos Açores?
Nós temos expectativas bastante altas. Para além da localização — Largo Vasco Bensaúde nº 31 — temos imensas condições tanto para os nossos colaboradores, como para os nossos clientes. Temos acompanhado o crescimento do turismo no pós-pandemia, um sector que já regressou à normalidade e que agora está a crescer. Nós esperamos aproveitar esse crescimento e também crescer com ele.

E o que é que os interessados podem esperar da inauguração no próximo dia 21?
Nós vamos ter alguns momentos musicais com um bom ambiente e com duas a três horas de convívio, troca de impressões; talvez de fomentar novas parcerias, cimentar as que já existem.

Daniela Canha

Edit Template
Notícias Recentes
“Sabe sempre bem regressar às origens e à Vila da Povoação”
O projecto “Filhos do Atlântico” foi fundado por dois jovens açorianos que transformam histórias da Região em conteúdos audiovisuais
Festival “O Mundo Aqui” e AIPA afirmam Ponta Delgada como cidade multicultural
Os 10 países mais poluentes
Trabalhadores da base americana nas Lajes podem requerer, a partir de amanhã, o apoio financeiro temporário criado pelo Governo Regional para cobrir as remunerações em atraso
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores