“Ao Toque do Polegar”, o mais recente trabalho do músico açoriano Rafael Carvalho, será apresentado na sua terra natal, a 30 de Junho. A sessão decorre na Junta de Freguesia da Ribeira Quente, pelas 14h30, e contará com momento musical por César Carvalho, Luís Xavier e Rafael Carvalho.
Com este álbum, Rafael Carvalho pretende homenagear a música tradicional do nosso país, dedilhada pelas cordas de uma viola e ao toque do polegar. Com o polegar, por ser a técnica de execução tradicional da viola da terra nas ilhas de Santa Maria e São Miguel e porque, mais do que achar a mesma limitativa, o músico e professor açoriano encaro-a como um desafio diário de superação.
A escolha de peças revelou-se o desafio mais difícil, tendo em conta a riqueza do nosso cancioneiro. Para além disso, com o trabalho de formação e leccionação que o professor Rafael Carvalho desenvolve há mais de duas décadas, iniciado na Escola de Violas da Ribeira Quente, Academia de Música da Povoação, Escola de Violas da Fajã de Baixo e Conservatório Regional de Ponta Delgada, instituição onde desenvolveu e estruturou o curso curricular de viola da terra, tem percorrido um exaustivo caminho de estudo e transcrição de centenas de modas, essencialmente tradicionais, pelo que o material ao seu dispor para gravar era de elevada quantidade e qualidade.
A decisão recaiu em 10 modas tradicionais, desde um medley de modas alentejanas, passando pela “Chula”, “Vira”, “O Charamba”, “Branca Flor”, “Este Linho é mourisco”, entre outras, que o músico entendeu que seriam bastante representativas da realidade musical portuguesa e com grande alcance geográfico, sabendo de antemão que essa escolha nunca poderia abranger todos os géneros musicais e regiões do País.
Valorizar o reportório
regional da viola da terra
Para complementar esse registo musical e, no seguimento do que tem concretizado nos álbuns anteriores, compôs 2 músicas para integrar o mesmo: “Ao Toque do Polegar – Polca Açoriana”, que abre o CD, e depois “Atlântida”, a última faixa deste disco. Pretende, com mais estes dois originais, continuar a contribuir para a disponibilização de repertório original com viola da terra, contando, até à data, com mais de 3 dezenas de originais editados.
Rafael Carvalho apresenta o seu 9.º álbum, depois de “Origens”, “Paralelo 38”, “Relheiras”, “9 Ilhas 2 Corações”, “Um Natal à Viola”, “Cordas do Mundo”, “10 Anos de Origens” e “Viola Micaelense – Ecos dos Mestres”. Editou, ainda, em edição de autor, a trilogia do seu “Método para Viola da Terra”, material pedagógico que serviu de base ao ensino oficial no Conservatório Regional de Ponta Delgada de 2013 a 2022 e que tem sido utilizado por outros professores de viola de arame no país, ou ainda por músicos em vários partes do mundo, com especial incidência nas comunidades açorianas.
O músico faz o convite para que visitem a freguesia a 30 de Junho, desfrutem de uma manhã de praia, almocem na sua restauração e compareçam pelas 14:30 na Junta de Freguesia para uma sessão de apresentação do álbum que será breve mas com música e boa disposição.
