Edit Template

Obras da nova escola dos Fenais da Luz vão custar 2 milhões €

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, anunciou ontem que as obras de construção da nova escola EB1/JI de Fenais da Luz vão arrancar no próximo mês de Julho, num investimento superior a dois milhões de euros.
O anúncio foi feito pelo autarca numa deslocação ao estabelecimento de ensino, pretendendo assinalar o encerramento do ano lectivo de 2023 / 2024 e a última vez em que a escola dos Fenais da Luz funcionará nas condições e modelo actuais.
“A responsabilidade da Câmara Municipal de Ponta Delgada na área da Educação está restringida aos equipamentos escolares do primeiro ciclo e é isso que vamos fazer aqui nos Fenais da Luz: a requalificação de toda esta escola, num investimento superior a dois milhões de euros”, salientou Pedro Nascimento Cabral.
O Presidente do município enalteceu o facto de a elaboração do projecto da nova escola ter tido em conta as considerações dos professores e da Junta de Freguesia e indicou que a empreitada vai iniciar-se “no início do próximo mês”.
Também presente na ocasião, o Presidente da Junta dos Fenais da Luz, Bruno Costa disse tratar-se de um investimento “prioritário” para a freguesia, ou não viesse providenciar “a todas estas crianças e ao corpo docente as melhores condições” ao nível do ensino e de aprendizagem.
Já o Presidente do Conselho Executivo da EBI de Capelas, Mariano Rego, referiu que o anúncio do início de obras “é uma excelente notícia para a comunidade educativa da Escola Básica e Integrada de Capelas e, em particular, para a dos Fenais da Luz”.
Com um valor de consignação de 2.169. 753, 75 (IVA incluído), a empreitada prevê a construção de um edifício novo com capacidade para acolher mais alunos e com melhores condições de acessibilidade e modernidade.
Apresentando capacidade máxima para 144 alunos divididos por 6 salas de aula, o edifício será composto por 4 salas para alunos do 1.º ciclo do ensino básico e 2 salas para alunos do jardim de infância, 2 salas de apoio, sala de professores, gabinete do coordenador, área administrativa, biblioteca/ludoteca e sala polivalente. Todos os espaços de permanência terão iluminação e ventilação natural através de vão praticados nas paredes.
O desenvolvimento do programa funcional num só piso, permitirá que o mesmo se apresente como um conjunto único, de modo a que os alunos possam atravessar todas as áreas programáticas sem constrangimentos físicos e contando com várias ligações possíveis ao espaço exterior.
Já o tratamento dos espaços exteriores da escola EB1/JI de Fenais da Luz foi pensado tendo em consideração a faixa etária e a segurança dos utilizadores. Foram projectadas áreas exteriores com funções distintas que permitiram diversificar as actividades no recreio, desde o campo de jogos, playground, horta pedagógica, zonas de estadia e áreas relvadas.
O projeto prevê refeitório com capacidade para 144 utentes que corresponde ao número total de alunos. Das áreas de apoio à cozinha fazem parte os arrumos de limpeza e área exterior coberta para os lixos com recolha seletiva, e com acesso dedicado para esse fim.
A empreitada foi adjudicada à empresa Caetano & Medeiros – Sociedade de Construção e Imobiliária, Ld.ª, tendo como prazo de execução 540 dias.

Edit Template
Notícias Recentes
Excedente comercial dispara na zona euro com acordo com os EUA a impulsionar exportações
Projecto nacional estuda relação e impactos dos espaços verdes e azuis na população
Mistério de 25 anos na doença de Crohn desvendado por IA
Universidade dos Açores marcou presença no 2º Encontro de Qualidade do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
Obras no Campo de Santo António retomadas após suspensão por mau tempo
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores