Edit Template

“O ioga é uma jornada profunda de auto-conhecimento”, afirma a instrutora Carolina Lino

Carolina Lino formou-se em Acção Social e estagiou com pessoas portadoras de deficiência. Após esse período, quis dar um rumo novo à sua vida e especializou-se em ioga. Ao Correio dos Açores, conta o seu percurso, as dificuldades que teve e os projectos diferentes que apresenta aos seus praticantes.

Pode falar do seu percurso até ao dia de hoje?
Após formar-me em Técnica de Acção Social, estagiei com pessoas com deficiência. Mais tarde, mudei-me para o Porto, onde me especializei em ioga e em vários tipos de massagens. Em 2012, regressei à ilha de São Miguelonde comecei a dar aulas de ioga e massagens. Desde então, tenho feito várias formações nomeadamente: Baby Yoga, Shakti Yoga Dance, SUP Yoga e inclusive no ano passado fui para Cuba estudar ioga e meditação.

Porque escolheu o ioga como caminho?
Numa altura em que não sabia bem que rumo seguir, num período de autoconhecimento, descobri o ioga. Sem nunca ter tido qualquer contacto prévio com este mundo, sem sequer ter feito uma aula, senti que este era o caminho certo. E até hoje, nunca mudei de ideias! Estou muito feliz por ter seguido o meu coração.

Os açorianos têm aderido bem ao ioga?
Sim, cada vez mais têm aderido às aulas, porque as pessoas estão mais abertas a abordagens alternativas à medicina tradicional. Tenho acompanhado ao longo destes anos grandes evoluções a nível mental, espiritual e físico.

O que representa o ioga para si?
O ioga é muito mais do que um conjunto de exercícios físicos; é uma jornada profunda de autoconhecimento. É olhar para dentro, escutar o próprio coração e alma, e conectar-se com o mundo de uma forma mais profunda e significativa. O que realmente importa é sairmos das aulas com um sentimento de leveza, paz interior e equilíbrio. O ioga oferece-nos inúmeras ferramentas para evoluirmos como seres humanos, que podemos aplicar fora do tapete.

Quais são os benefícios do ioga para a saúde?
A prática do ioga aumenta a energia física e proporciona um maior controlo emocional, ajudando a prevenir depressões e a reduzir o stress e a ansiedade. Além disso, melhora a qualidade de vida ao promover hábitos saudáveis. As posturas e exercícios do ioga aumentam a flexibilidade e o equilíbrio, prevenindo lesões e facilitando os movimentos diários como promove um estado de relaxamento profundo e tranquilidade, entre muitos outros…

A partir de que idade se pode praticar ioga e há algum limite de idade?
A filosofia e os princípios do ioga podem ser aplicados a todas as pessoas, de todas as idades, classes sociais e níveis intelectuais, incluindo pessoas com deficiência.

Onde se pode praticar ioga nos Açores?
Dou aulas no Hotel Marina Atlântico às Segundas, Terças e Quintas às 19 horas, na Quinta do Bom Despacho aos Sábados, às 11h30, na Junta de Freguesia da Conceição (Ribeira Grande) às Quartas, às 20 horas, e Sábados, às 9h30. Também realizo aulas ao ar livre em praias e parques, proporcionando uma experiência mais próxima da natureza.

Existem vários tipos de ioga?
Sim, existem diversos tipos de ioga, cada um com ênfase em diferentes aspectos físicos, mentais e espirituais. Alguns exemplos incluem Hatha Yoga, Vinyasa Yoga, Ashtanga Yoga, Iyengar Yoga, Yin Yoga, entre outros. Há muitas variações adaptadas às necessidades e preferências dos praticantes.

Qual é a importância do Dia Mundial do Ioga?
O Dia Mundial do Ioga une praticantes de todo o mundo, promovendo paz e harmonia. É uma oportunidade para educar e consciencializar as pessoas sobre os benefícios do ioga, não apenas fisicamente, mas também mental e espiritualmente. Esta celebração também destaca a importância de cuidar da saúde integral através de práticas como o ioga.

É caro praticar ioga nos Açores?
Os custos podem variar dependendo da localização, tipo de aula e duração da mesma. Geralmente, aulas em grupo são mais acessíveis, enquanto sessões individuais podem ser mais caras.

Que projectos tem actualmente em mãos?
Actualmente, estou focada no meu projecto de SUP Yoga, uma modalidade em que fui pioneira na ilha de São Miguel. O SUP Yoga combina ioga com stand up paddle, praticado em lagoas, o que adiciona um desafio extra às posturas. Além disso, dou aulas ao ar livre por toda a ilha, tanto para a população local quanto para turistas, aproveitando a beleza natural da nossa ilha.

Há algum projecto específico que gostaria de destacar?
Tenho o meu blog onde escrevo mensalmente sobre o ioga e diversos temas relacionados com esta prática, com o objectivo de mostrar às pessoas a importância do ioga nos dias de hoje. Estou muito satisfeita com os resultados e com o feedback que tenho recebido das pessoas. Visite o meu blog em www.carolinalinoyoga.com.

Foi, ou continua a ser, difícil sustentar-se financeiramente com o ioga?
Entrar neste mundo não foi fácil. Enfrentei muitos obstáculos ao longo do caminho, mas nunca desisti do que verdadeiramente me faz feliz. Lutei muito para alcançar o que conquistei até agora e poder viver exclusivamente do ioga e das massagens é sem dúvida um privilégio.

Qual mensagem gostaria de deixar neste Dia Internacional do Ioga?
No Dia Internacional do Ioga, é essencial lembrar que cuidar da mente e do espírito é tão importante quanto cuidar do corpo. Que possamos integrar esta prática ancestral na nossa vida diária, promovendo saúde, bem-estar e equilíbrio em todas as áreas das nossas vidas. Podem contactar-me através do Instagram: yogacarolinalino, do site: www.carolinalinoyoga.com ou do email: carolinalinoyoga@gmail.com

Frederico Figueiredo

Edit Template
Notícias Recentes
Hospitais e Centros de Saúde dos Açores devem mais de 700 mil euros aos bombeiros pelo transporte não urgente de doentes
Nova carreira para os assistentes operacionais terá retroactivos, mas há processos que continuam por concluir
Universidade dos Açores acolhe a exposição “Frágil & Resiliente” até final de Maio
“Através do desporto, podemos promover turisticamente a Região e o Clube União Micaelense tem feito isso com excelência” afirma
Ex-Presidente do HDES defende-se e diz que “não fazia nem rasurava” as actas do conselho de administração do hospital
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores