A nova Presidente da Atlanticoline, Isabel Dutra, admitiu na audição na Comissão Especializada Permanente de Economia da Assembleia Legislativa Regional dos Açores que o novo concurso público internacional de fornecimento do serviço público de transporte marítimo de passageiro e viaturas nos Açores “deixa em aberto a possibilidade de, mediante solicitação da entidade adjudicante, serem efectuadas ligações de ida e volta entre os portos de Ponta Delgada e Vila do Porto”.
Questionada pelos deputados sobre esta matéria, Isabel Dutra afirmou que nas novas obrigações de serviço público “está prevista essa possibilidade, através de solicitação da entidade adjudicante e, portanto, da Secretaria Regional do Turismo e Mobilidade, poder ser feita essa ligação, mas não para 2024, pois as obrigações de serviço público em curso não poderão ser alteradas. Mas está previsto com as novas obrigações de serviço público que se iniciarão em Janeiro de 2025, se a entidade adjudicante assim o entender terá que ser analisado, e terão que ser encontradas soluções para poder fazer essa operação.”
Assim, é muito provável que, em Agosto de 2025, haja ligações marítimas de passageiros ida e volta entre Ponta Delgada e Vila do Porto.
Isabel Dutra anunciou, igualmente, que o novo concurso público cria a tarifa de residente, que definiu como uma tarifa diferenciadora para residentes, “o que vai obrigar à adaptação do sistema de vendas” da Atlanticoline “e à formação dos vendedores, bem como “uma análise global da operação” da empresa.
O novo concurso tem um prazo de vigência mais alargado: a situação actual previa o prazo inicial de 2 anos com possibilidade de prorrogação por mais 12 meses. “O novo concurso prevê o prazo inicial de cinco anos com possibilidade de prorrogação até dois anos”.
A Atlanticoline vai dar continuidade ao projecto de construção de dois navios eléctricos. O prazo para entrega de candidaturas terminou no dia 9 de Junho e deram entrada na Atlanticoline três candidaturas que estão a ser apreciadas pelo júri do concurso. Este é um projecto ao abrigo do Plano de Recuperação e Resiliência. Estes dois navios, pela sua capacidade e autonomia, ficarão afectos às ligações Horta-Madalena-Horta e Velas-São Roque-Velas e terão uma capacidade mínima para 250 passageiros e 12 viaturas.
Em 2023, a Atlanticoline transportou 564.621 passageiros e 33.039 viaturas, quando em 2019 tinham sido de 562.993 passageiros e 30.792 viaturas. No mês de Maio, os navios da empresa transportaram mais 2.600 passageiros e 200 viaturas comparativamente com o mesmo mês do ano anterior.