As compras nos Açores, em Maio, com recurso a Terminais de Pagamento Automático (TPA) atingiram o valor global de 168.6 milhões de euros, registando um acréscimo homólogo de 8,8%, de acordo com a plataforma SREA (Serviço Regional de Estatística dos Açores).
Nos primeiros cinco meses deste ano, todos tiveram uma subida face ao mês homólogo do ano anterior no pagamento com recurso ao cartão de multibanco nos Açores.
Os levantamentos em Caixas Automáticos (CA) atingiram o montante total de 50.3 milhões de euros, verificando-se um decréscimo homólogo de 2.4%.
As compras realizadas por intermédio de cartões bancários em TPA atingiram em Maio de 2024, nos Açores, o montante de 168.6 milhões de euros, a que corresponde um acréscimo homólogo de 8.8%. Destes, cerca de 141.5 milhões de euros são de compras efectuadas com cartões de bancos nacionais, o que representa uma variação homóloga positiva de 6.8%, e cerca de 27.2 milhões de euros dizem respeito a compras efectuadas com cartões de bancos internacionais, o que traduz um aumento homólogo de 20.5%.
Os pagamentos de serviços realizados por intermédio de cartões bancários em TPA, nos Açores, totalizaram cerca de 1.5 milhões de euros, representando uma variação homóloga negativa de 65.4%.