Edit Template

Câmara de Ponta Delgada “rejeita” declarações do Presidente da Juntadas Capelas e destacaa obra da escola do Rossio no valorde 4 milhões de euros

A Câmara Municipal de Ponta Delgada rejeitou ontem as declarações proferidas pelo Presidente da Junta de Freguesia das Capelas, Manuel Cardoso, em entrevista ao ‘Correio dos Açores’, considerando “estar a promover um conjunto alargado de investimentos para melhorar promover o desenvolvimento da Vila das Capelas.”
Explica que, em curso, “está o projecto para a construção da nova escola do Rossio, num investimento superior a quatro milhões de euros, que vai permitir aumentar a capacidade do estabelecimento de ensino com capacidade para cerca de 300 alunos.”
Para além das salas de aulas destinadas aos diferentes escalões etários o projecto contempla ainda um refeitório e uma sala polivalente destinados ao número de alunos previstos, assim como de gabinetes de apoio e espaços para os funcionários e professores, estando prevista a ligação coberta entre todos os edifícios.
Os recreios exteriores e cobertos desenvolvem-se de forma autónoma em função do escalão etário dos alunos, incluindo espaços desportivos, assim como zonas de lazer e recreativas.
Quanto ao estacionamento para viaturas, a Câmara Municipal de Ponta Delgada salienta que “serão disponibilizados” 34 lugares de estacionamento, 17 destes no parque a poente da escola e mais 17 dispostos ao longo de toda a frente do edifício.
A obra insere-se no conjunto de investimentos municipais em curso na construção de novos estabelecimentos de ensino.
Adianta, por outro lado, que a construção da Escola dos Fenais da Luz vai começar no início de Julho e estão a ser desenvolvidos os projectos para a construção das escolas de São Vicente Ferreira, Fajã de Cima e Capelas.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada refere ainda que, ao longo deste mandato, já investiu 611.134,08 euros em obras e projectos para a Vila de Capelas, correspondendo às solicitações feitas pela Junta de Freguesia.
Dá destaque à repavimentação da Rua do Padre Inácio (no valor de 135.190,49 euros), a melhoria do parque infantil da escola do Teatro Novo (6.755,84 euros) e a construção de cobertura de Palco no Jardim da Freguesia de Capelas (35.193,60 euros).
Fruto das inundações ocorridas nos primeiros meses do ano, que causaram também avultados prejuízos em outras 11 freguesias do concelho de Ponta Delgada, a autarquia lançou concurso público para as empreitadas de repavimentação das ruas da Faustina e do Marujo.
Tendo o primeiro concurso público ficado deserto, a Câmara Municipal de Ponta Delgada já avançou com o procedimento de contratação pública por ajuste directo para a concretização de ambas as obras, apresentando um preço de 244.400 euros (IVA incluído).
Entretanto, a autarquia revela que tem já adjudicados projectos com vista ao melhoramento do Trilho da Orla Costeira entre os Fenais da Luz e Capelas (num valor de 16.472 euros); à reabilitação da Escola EBI/JI de Capelas (59. 972 euros); e à melhoria da drenagem pluvial e requalificação da rua Nossa Senhora de Lurdes (10.440 euros).
Ademais, há um ano Pedro Nascimento Cabral informa ter inaugurado um posto de atendimento nas Capelas, um serviço de proximidade a todos os munícipes da costa norte de Ponta Delgada.
A acompanhar este ciclo de investimentos na Vila de Capelas, a Câmara Municipal de Ponta Delgada releva que aumentou para 169.618, 42 euros o apoio à Junta de Freguesia, representando um aumento de 60% em relação à verba transferida no ano passado ao abrigo do Contrato Inter-administrativos de Delegação de Competências.
Recorda, a esse propósito, que, no âmbito dos Contratos Inter-administrativos celebrados este ano, a autarquia reforçou em cerca de 60% as verbas transferidas para as Juntas de Freguesia, elevando de dois para três milhões de euros o montante total atribuído.

Edit Template
Notícias Recentes
Quase 40% dos jovens sente pressão social ao escolher uma bebida sem álcool entre amigos
Cybercrime corresponde a 60% das denúncias feitas na PJ dos Açores revelou o Coordenador Renato Furtado
Curso da Mensagem de Fátima pela primeira vez nos Açores
Falta de apoio, dificuldades económicas e bullying estão entre os principais problemas de 20 açorianos que abandonaram as escolas
Novo empreendimento turístico traz um jacuzzi dentro de ananás gigante a São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores