Edit Template

Ponta Delgada assina compromisso transatlântico para combateras alterações climáticas

O Presidente do Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, formalizou ontem a adesão de Ponta Delgada ao Conselho Climático Transatlântico, assinando com o Presidente desta Organização Não-Governamental e Senador do Estado de Massachussets, Marc Pacheco, um protocolo que vincula o município ao compromisso global de desenvolver medidas para combater a crise climática.
“Senador Marc Pacheco, saiba que é com muita honra que Ponta Delgada é agora membro fundador do Conselho Climático Transatlântico, da Transatlantic Climate Alliance, e se compromete, de boa fé, a promover a partilha de boas práticas, a implementação de estratégias, e a formação de parcerias com os agentes que tenham o objectivo comum de fazer face aos desafios associados à crise climática global”, declarou o autarca, na cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços dos Paços do Concelho.
Pedro Nascimento Cabral sinalizou que a autarquia está consciente do “enorme potencial que Ponta Delgada tem ao nível da protecção do seu património natural” e adiantou que, no que se refere a combater os efeitos das alterações climatéricas, encontra-se a actuar “nas áreas da mobilidade, transportes e inovação”. Neste sentido, o Presidente do Município começou por referir que foram encerradas várias artérias citadinas do centro da cidade ao trânsito automóvel, “por uma verdadeira descarbonização de Ponta Delgada, tornando-a mais verde e humanizada”.
Também em benefício da mobilidade verde, acrescentou, a Câmara Municipal vindo a integrar na rede de transportes urbanos “veículos eléctricos, mais amigos do ambiente”.
E recordando que Ponta Delgada foi a primeira dos Açores a subscrever o Acordo Cidade Verde – como explicou, “um movimento de cidades europeias dedicadas a proteger o ambiente”.
Em matéria de inovação, Pedro Nascimento Cabral salientou que Ponta Delgada, enquanto cidade 5G que se pretende assumir como uma verdadeira Smart City, tem investido em soluções de mobilidade inteligente e na modernização digital do comércio tradicional.
“Estamos a trabalhar junto do nosso tecido empresarial para que esteja preparado para ultrapassar os desafios que a próxima década vai trazer, na implementação de um Bairro Comercial Digital no centro de Ponta Delgada, com impacto positivo no combate à crise energética, promovendo a sua eficiência, a mobilidade sustentável e as práticas de consumo consciente”, fez saber.

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores