O Presidente do Câmara Municipal, Pedro Nascimento Cabral, formalizou ontem a adesão de Ponta Delgada ao Conselho Climático Transatlântico, assinando com o Presidente desta Organização Não-Governamental e Senador do Estado de Massachussets, Marc Pacheco, um protocolo que vincula o município ao compromisso global de desenvolver medidas para combater a crise climática.
“Senador Marc Pacheco, saiba que é com muita honra que Ponta Delgada é agora membro fundador do Conselho Climático Transatlântico, da Transatlantic Climate Alliance, e se compromete, de boa fé, a promover a partilha de boas práticas, a implementação de estratégias, e a formação de parcerias com os agentes que tenham o objectivo comum de fazer face aos desafios associados à crise climática global”, declarou o autarca, na cerimónia realizada no Salão Nobre dos Paços dos Paços do Concelho.
Pedro Nascimento Cabral sinalizou que a autarquia está consciente do “enorme potencial que Ponta Delgada tem ao nível da protecção do seu património natural” e adiantou que, no que se refere a combater os efeitos das alterações climatéricas, encontra-se a actuar “nas áreas da mobilidade, transportes e inovação”. Neste sentido, o Presidente do Município começou por referir que foram encerradas várias artérias citadinas do centro da cidade ao trânsito automóvel, “por uma verdadeira descarbonização de Ponta Delgada, tornando-a mais verde e humanizada”.
Também em benefício da mobilidade verde, acrescentou, a Câmara Municipal vindo a integrar na rede de transportes urbanos “veículos eléctricos, mais amigos do ambiente”.
E recordando que Ponta Delgada foi a primeira dos Açores a subscrever o Acordo Cidade Verde – como explicou, “um movimento de cidades europeias dedicadas a proteger o ambiente”.
Em matéria de inovação, Pedro Nascimento Cabral salientou que Ponta Delgada, enquanto cidade 5G que se pretende assumir como uma verdadeira Smart City, tem investido em soluções de mobilidade inteligente e na modernização digital do comércio tradicional.
“Estamos a trabalhar junto do nosso tecido empresarial para que esteja preparado para ultrapassar os desafios que a próxima década vai trazer, na implementação de um Bairro Comercial Digital no centro de Ponta Delgada, com impacto positivo no combate à crise energética, promovendo a sua eficiência, a mobilidade sustentável e as práticas de consumo consciente”, fez saber.