Edit Template

Teresa Bonvalot conquista5.º título nacional da carreira

Teresa Bonvalot conquistou, Domingo, o título nacional de surf por antecipação, durante o dia final do Allianz Ribeira Grande Pro, quarta e penúltima etapa da Liga MEO Surf 2024

O quinto título da carreira de Teresa Bonvalot chegou ao início da manhã, no lado poente da praia do Areal de Santa Bárbara, depois de a surfista de 24 anos ter conseguido superar a ronda 2 da prova feminina e conseguido a consequente qualificação para as meias-finais.
Teresa somou 14,50 pontos e venceu uma bateria em que enfrentou Teresa Pereira, que passou em segundo lugar, Núria Maganinho e Matilde Pinto, dando início aos festejos assim que saiu da água. Esta é uma repetição do que se sucedeu em 2022, onde Bonvalot também carimbou o título nacional de forma antecipada nas ondas açorianas.
“Estou muito contente”, começou por afirmar Teresa após o final da bateria. “Já são alguns anos a vencer e até parece estranho pensar que já lá vão 10 anos desde o primeiro título. Sempre tive objectivos muito claros na minha cabeça. Recordo-me de começar a surfar cedo e de ganhar a primeira etapa com 13 anos. Muita coisa mudou desde então, mas a paixão que tenho é a mesma. Sinto que estou no bom caminho, num caminho de lutar cada vez mais pelos meus objectivos”, frisou.
Depois de se ter sagrado campeã nacional pela primeira vez aos 14 anos, há precisamente 10 anos, Teresa Bonvalot repetiu o feito em 2015, 2020 e 2022. Apenas Patrícia Lopes, com 11 títulos, soma mais vitórias que Teresa na Liga nacional.
Além do título, Teresa Bonvalot também carimbou a vitória na Allianz Triple Crown. Esta é, igualmente, a quinta ocasião em que Teresa consegue este histórico sub-troféu que premeia os melhores surfistas no conjunto de três etapas – Figueira da Foz, Ericeira e Ribeira Grande.
A nível televisivo, o Allianz Ribeira Grande Pro pode ser acompanhado em directo na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, botão azul do comando MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.
A Liga MEO Surf 2024 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Somersby, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal da Ribeira Grande e o apoio técnico da Associação Açores Surf e Bodyboard e da Federação Portuguesa de Surf.

Francisco Ordonhas
no sector masculino

Na final masculina, houve muito equilíbrio até ao fim, com constantes trocas na liderança e com o triunfo a sorrir a Francisco Ordonhas, por apenas 0,35 pontos, com 12,10 contra 11,75 pontos de Guilherme Ribeiro. Além da primeira final da carreira, o jovem surfista de Carcavelos conquistou a primeira vitória da carreira, a menos de um mês de completar 19 anos.
“Este era um objectivo que já tinha há algum tempo”, começou por afirmar Francisco Ordonhas. “Sinceramente, não estava muito à espera, mas estou muito contente por ter acontecido. O heat teve um início lento e decidi esperar mais por melhores ondas e manter a calma, o que deu resultado. Quando fazemos bons resultados a confiança aumenta e penso que estou a atravessar uma boa fase”, rematou.
A Liga MEO Surf 2024 entra, agora, numa pausa de Verão, para regressar à acção de 25 a 27 de Outubro, com o Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da temporada, onde irá ser decidido o título nacional masculino. É na Capital da Onda que Guilherme Ribeiro e Tomás Fernandes vão definir quem será o sucessor de Joaquim Chaves como campeão nacional de surf.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo define áreas previligiadas de cooperação com Juntas de Freguesia
Confirmada Sentença de 16 Meses de Prisão por Homicídio em Rabo de Peixe
Jovens líderes da diáspora visitam os Açores
Mais 1,5 milhões de euros para a ‘Tarifa Açores’
Jovens da Escola Secundária da Lagoa com várias actividades na Semana Mundial do Espaço
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores