A gigante Google acaba de anunciar que tem planos para que o seu novo cabo submarino denominado “nuvem” tenha um local de amarração nos Açores.
O objectivo do novo cabo é nas palavras da Google aumentar a resiliência da rede atlântica e a capacidade de resposta a uma procura crescente de serviços digitais, bem como estabelecer “hubs” digitais nos pontos de amarração do sistema. Para os clientes da Google de todo o mundo o novo cabo irá fornecer maior capacidade e reduzir a latência. O novo sistema irá juntar-se a outros que a Goggle já opera a nível mundial como o sistema Equiano e o Firmina.
Recorde-se que o “nuvem” é um sistema óptico submarino transatlântico de última geração e de elevada capacidade, com previsão para entrar ao serviço em 2026. Foi anunciado pela Google no passado dia 25 de Setembro de 2023. O novo cabo submarino ligará os Estados Unidos da América (EUA) a Portugal continental, com passagem pelo arquipélago das Bermudas e pelos Açores.
Para o efeito, decorreram no final de 2023 trabalhos de sondagem submarina relacionados com a futura instalação do “nuvem” na ilha de São Miguel. Os trabalhos de cartografia submarina foram realizados pelo navios “Ocean Invincible” em 3 locais, nomeadamente: Praia do Pópulo (Ponta Delgada), Praia de Santa Cruz (Lagoa) e Praia de Santa Bárbara (Ribeira Grande).
Idênticos trabalhos foram também realizados na zona Oeste do Banco D. João de Castro, entre as ilhas de São Miguel e Terceira.