Edit Template

Cabo Submarino: Google confirma cabo “nuvem” nos Açores

A gigante Google acaba de anunciar que tem planos para que o seu novo cabo submarino denominado “nuvem” tenha um local de amarração nos Açores.
O objectivo do novo cabo é nas palavras da Google aumentar a resiliência da rede atlântica e a capacidade de resposta a uma procura crescente de serviços digitais, bem como estabelecer “hubs” digitais nos pontos de amarração do sistema. Para os clientes da Google de todo o mundo o novo cabo irá fornecer maior capacidade e reduzir a latência. O novo sistema irá juntar-se a outros que a Goggle já opera a nível mundial como o sistema Equiano e o Firmina.
Recorde-se que o “nuvem” é um sistema óptico submarino transatlântico de última geração e de elevada capacidade, com previsão para entrar ao serviço em 2026. Foi anunciado pela Google no passado dia 25 de Setembro de 2023. O novo cabo submarino ligará os Estados Unidos da América (EUA) a Portugal continental, com passagem pelo arquipélago das Bermudas e pelos Açores.
Para o efeito, decorreram no final de 2023 trabalhos de sondagem submarina relacionados com a futura instalação do “nuvem” na ilha de São Miguel. Os trabalhos de cartografia submarina foram realizados pelo navios “Ocean Invincible” em 3 locais, nomeadamente: Praia do Pópulo (Ponta Delgada), Praia de Santa Cruz (Lagoa) e Praia de Santa Bárbara (Ribeira Grande).
Idênticos trabalhos foram também realizados na zona Oeste do Banco D. João de Castro, entre as ilhas de São Miguel e Terceira.

Edit Template
Notícias Recentes
Nove detidos por tráfico de haxixe na Ilha da Terceira e na Grande Lisboa
PS com proposta que pretende garantir mais respostas sociais às crianças e uma maior estabilidade laboral às Amas
Suspeito de tentar passar com passaporte falso no aeroporto de Ponta Delgada foi detido pela PSP
Novo parque para estacionarem Vila Franca do Campo
Programa ‘Novos Idosos’ é hoje “um sucesso inegável” destaca Artur Lima
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores