A Secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, sublinha que o prémio Destino Revelação – ‘Rotas Açores’, atribuído pela AHRESP (Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal), “representa mais um importante reconhecimento pelo trabalho que o Governo Regional tem vindo a realizar neste importante sector económico”, distinguindo a Região.
Os prémios AHRESP vão já na sua oitava edição e distinguem empresas, instituições, estabelecimentos, regiões, eventos, produtos, serviços e profissionais dos sectores da restauração, do alojamento e da promoção turística em Portugal.
Berta Cabral sublinha que o projecto ‘Rotas Açores – Itinerários Culturais e Paisagísticos’ surgiu com o objectivo de responder a uma lacuna existente na oferta turística do destino Açores e revela “a diversidade complementar da peculiar realidade cultural de cada uma das nove ilhas”.
As rotas dos Açores são revelação…
“É um grande orgulho para todos nós, açorianos, receber mais esta distinção nacional, que explora a Rota da Baleação, a Rota dos Vulcões, a Rota dos Vinhos, e a Rota do Queijo, às quais se juntará, brevemente, a Rota do Turismo Industrial e a Rota de Expansão Marítima. Todas estas Rotas dão a conhecer os melhores recursos que temos em todo o nosso território insular”, afirma. A governante recorda que a Secretaria Regional do Turismo está a estruturar a criação, em Angra do Heroísmo – Cidade Património Mundial, da Rota do Turismo Cultural e a Rota do Turismo Militar.
E adiantou: “temos condições simplesmente extraordinárias para combater a sazonalidade e atrair visitantes a cada recanto do nosso território”.
Os Açores foram eleitos, pela World Travel Awards, como o Melhor Destino de Turismo de Aventura da Europa 2024, tendo a Green Destinations atribuído à Região o galardão Quality Coast, premiando a qualidade ambiental costeira com vista a um turismo sustentável.
Melhor destino de Aventura
da Europa e do Mundo
Em 2023, os Açores foram classificados, pelo World TravelAwards, como o Melhor Destino de Aventura do Mundo, depois de três anos consecutivos como o Melhor Destino de Aventura da Europa”(2020, 2021 e 2022).
Todos estes prémios, adianta a governante, “prestigiam muito a Região e validam o trabalho” que o Governo Regional “tem vindo a desenvolver para colocar os Açores nos mais altos patamares do turismo a nível mundial como um destino único, de todo o ano e em todas as ilhas”.
Berta Cabral destaca, ainda, o facto de serem cada vez mais as iniciativas que se realizam um pouco por todas as ilhas e que “evidenciam o potencial e a importância do turismo de natureza e de aventura para os Açores enquanto destino de eleição para a criação de mais valor económico e, por conseguinte, para o bem-estar das populações”.