Funchal e Ponta Delgada estão entre os cinco locais “mais pitorescos do mundo” para conduzir, segundo a DiscoverCars.com, que realizou uma pesquisa com mais de 250 mil avaliações dos seus clientes, uma iniciativa que vai no quarto ano consecutivo. No âmbito destas conclusões, Funchal (segunda posição) e Ponta Delgada (quarta posição) estão no top 5 dos “locais mais pitorescos do mundo para conduzir.”
Desta vez, a DiscoverCars.com apenas contabilizou os destinos que receberam mais de 500 avaliações. Além disso, apenas foi seleccionada a cidade “mais bem classificada” de cada país e isto criou uma lista das 20 melhores com uma maior variedade de destinos para os leitores escolherem.
Funchal “pitoresco”
Funchal, na ilha da Madeira, ocupa o segundo lugar com uma classificação geral de 9,19, atribuída por 658 avaliadores. Também entrou no top 20 pela primeira vez.
“Embora a cidade em si possa ser percorrida a pé, sair de carro permite explorar mais longe. Partir da cidade abre a possibilidade de conduzir até um trecho de uma bela linha costeira em qualquer ponto da Madeira. A ilha é muito montanhosa, proporcionando aos condutores vistas deslumbrantes a partir de estradas pitorescas nas montanhas. A Madeira tem uma paisagem única e alberga uma das maiores florestas de laurissilva sobreviventes do mundo. Trata-se de um tipo de floresta subtropical que requer um elevado nível de humidade”, avança a nota de imprensa.
E prossegue: “Visite a Floresta Laurissilva (Património Mundial da UNESCO) para ver um ecossistema que viveu na ilha durante 20 milhões de anos – algumas das árvores têm centenas de anos. O Jardim Tropical Monte Palace é também outra jóia deslumbrante que o Funchal tem para oferecer. Espalhados por 70.000 metros quadrados, plantas exóticas, lagos, lagoas e vida selvagem local e global chamam este paraíso tropical de lar. Com vista para a costa, as vistas durante a viagem até lá serão tão boas como o passeio final.”
Ponta Delgada “um banquete para os olhos”
A classificação média de Ponta Delgada concedida por 4.623 utilizadores foi de 9,09, resultando num 4º lugar na classificação deste ano. A cidade subiu 12 lugares em termos de popularidade na sequência da pesquisa efectuada pelo DiscoverCars.com em 2023. “Esta cidade é a capital dos Açores, na Ilha de São Miguel. A cerca de 1.400 km a oeste de Lisboa, continua a ter o clima ameno e soalheiro que temos a sorte de ver durante todo o ano.”
De acordo com a DiscoverCars.com, “um dos sítios mais bonitos para visitar é a Lagoa das Sete Cidades, não muito longe de Ponta Delgada. Duas lagoas situam-se na cratera de um vulcão adormecido, a Lagoa Verde e a Lagoa Azul, que reflectem a luz do sol de formas incrivelmente diferentes devido às espécies de algas que aí vivem.”
Uma viagem até à Ponta da Ferraria oferece a “oportunidade de caminhar ao longo da costa rochosa, ou dar um mergulho numa piscina termal naturalmente aquecida. A água das fontes termais funde-se com a água fresca do oceano, criando uma experiência única”, salienta.
“Em alternativa, aventurar-se até ao Miradouro da Ponta do Escalvado é um passeio fácil de fazer e de uma beleza deslumbrante. Junto à linha de costa, é um miradouro no lado ocidental da ilha. As suas vistas sobre as falésias, situadas a 150 metros acima do nível do mar, vão certamente impressionar qualquer pessoa”, pode ler-se na nota de imprensa.
A classificação completa
Em primeiro lugar ficou Hobart, na Austrália. A capital da ilha da Tasmânia liderou com uma classificação de 9,25 dada por 1.189 avaliadores. Em terceiro lugar ficou Kefalonia, Grécia, onde 728 turistas deram à cidade-ilha uma pontuação elevada de 9,13 graças aos muitos portos e costas idílicas, oferecendo uma escolha ideal para uma escapadela em família memorável. Em quinto lugar, Larnaca, Chipre combina praias deslumbrantes com uma vida nocturna animada, alcançando uma respeitável média de 9,06 dada por 2.334 viajantes.
As restantes cidades registadas foram Christchurch, Nova Zelândia; Pointe-a-Pitre, Guadalupe; Menorca, Ilhas Baleares; Lanzarote, Ilhas Canárias; Budapeste, Hungria; Munique, Alemanha; Keflavik, Islândia; Zagreb, Croácia; Skopje, Macedónia; Cidade do Cabo, África do Sul; Nadi, Fiji; Cracóvia, Polónia; Bari, Itália; Plaisance, Maurícias e Viena, Áustria.