O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, valorizou na noite de Terça-feira a “estabilidade” demográfica, “por via da migração”, que a ilha das Flores tem registado nos últimos dois anos.
Falando após a reunião tida com o Conselho de Ilha das Flores, a propósito da visita estatutária do Governo Regional à ilha, José Manuel Bolieiro lembrou a implementação de um guia de facilitação de contratação de migrantes por parte das empresas.
Para além disso, estão em prática “políticas de apoio às famílias” que representam um “estímulo à natalidade”, sublinhou aos jornalistas o final do encontro tido nas Lajes das Flores.
Um tema naturalmente presente na reunião foi a reconstrução do porto comercial da ilha, que tem naturalmente um “calendário muito longo” e “será sempre tema nos próximos anos”.
A reconstrução do porto trará avanços nos campos da pesca e das marítimo-turísticas, por exemplo, “objectivos ambiciosos que se fazem em progresso”, de acordo com as possibilidades financeiras e sempre procurando que os concursos públicos não fiquem desertos.
No campo da saúde, o Presidente do Governo reconheceu desafios, mas destacou, nos anos recentes, com a governação da coligação, o “aumento significativo de consultas”, que se junta a cada vez mais deslocações de médicos especialistas à ilha.
“Tudo isto tem vindo a evoluir no sentido positivo”, vincou.
O Governo dos Açores terminou ontem a visita estatutária anual às Flores, seguindo para a ilha vizinha, o Corvo, onde permanecerá até hoje, também em visita estatutária.