O vereador com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, considerou Quinta-feira, que “o arranque em festa” das Verbenas de São Pedro foi “um bom presságio” para o desfile de Marchas que se realiza, no Sábado, pelas 17h00, na Avenida D. João III.
Marcando presença na abertura das festas de São Pedro, no Parque Século XXI, o autarca manifestou a sua satisfação quanto à boa adesão do público e não evitou elogiar o actual modelo do evento, que entende ter-se tornado “mais envolvente” e “inclusivo”.
“O evento no modelo que está, e que, em articulação com a Junta de Freguesia, temos vindo a amadurecer desde o ano passado, não só nos permite criar umas festas grandiosas e de raiz popular, como inclusivamente aproveitar as dinâmicas das freguesias próximas de São Pedro, enquanto oferecemos condições de qualidade às famílias e espaços de diversão seguros e homologados às crianças”, começou por referir Sérgio Rezendes.
Salientou, depois, o facto de, além dos tradicionais quiosques de comes e bebes, poder-se constatar a participação de Instituições Particulares de Solidariedade Social nas Verbenas de São Pedro, nomeadamente da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo-Açores, da Associação Dadores de Sangue de São Miguel e da Associação Portuguesa de Deficientes.
“É uma grande festa, uma das mais identitárias de São Miguel e dos Açores, e além da música, da sã convivência e azáfama em torno das ‘barraquinhas’, é também bom ver as IPSS enriquecerem a festa e terem mais uma oportunidade para passarem a sua mensagem”, declarou o Vereador.
Sérgio Rezendes fez, contudo, questão de enaltecer “a natureza diversa” de entidades que se podem encontrar nos quiosques da festa, tendo saudado a participação do Rancho de Romeiros de São Pedro, da AIPA – Associação de Imigrantes nos Açores, do Grupo 80 da Associação dos Escoteiros de Portugal, da Associação Académica da Universidade dos Açores e do Marítimo Sport Clube.
A Quinta-feira foi marcada pela música e espírito académico, contando com os espectáculos da Estudantina da Universidade dos Açores, da TAUA, d’Os Tunídeos e do Grupo de Fados.
Ontem, pelas 19h00, teve lugar a apresentação do livro ‘Acuso-te’ da autoria de Helena Pimental, na sede da Junta de Freguesia de São Pedro, seguindo-se, a partir das 20h00, as actuações do grupo folclórico de São Miguel e do Grupo Fontes.
Hoje, o programa apresenta como ponto alto os desfiles das marchas e da charanga dos bombeiros, que acontecem às 17h00 e 19h00, respectivamente, na Avenida D. João III. Este ano, participam 14 marchas, sete das quais provenientes dos ATL da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
A noite de Sábado termina no Parque Século XXI com os espectáculos de Emanuel Silva e de Tributo aos ABBA.
No Domingo, último dia das Verbenas, pelas 11h00, haverá lugar à missa campal no Parque Século XXI, que será seguida de uma cerimónia de homenagem a cidadãos honorários da freguesia de São Pedro e do descerramento da Placa Toponímica “Rua Dr. Eugénio da Câmara Soares de Albergaria”, no novo arruamento situado em anexo à Quinta do Tanque, nas Laranjeiras.
As Festas de São Pedro encerram com os espectáculos de Frank Rodrigues e do Trio H. Ben-David, Clayton e Carina, a partir das 20h00.