Edit Template

“Arranque em festa”das Verbenas de São Pedro no Relvão é “bom presságio” para as Marchas de hoje

O vereador com o pelouro da Cultura da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Sérgio Rezendes, considerou Quinta-feira, que “o arranque em festa” das Verbenas de São Pedro foi “um bom presságio” para o desfile de Marchas que se realiza, no Sábado, pelas 17h00, na Avenida D. João III.
Marcando presença na abertura das festas de São Pedro, no Parque Século XXI, o autarca manifestou a sua satisfação quanto à boa adesão do público e não evitou elogiar o actual modelo do evento, que entende ter-se tornado “mais envolvente” e “inclusivo”.
“O evento no modelo que está, e que, em articulação com a Junta de Freguesia, temos vindo a amadurecer desde o ano passado, não só nos permite criar umas festas grandiosas e de raiz popular, como inclusivamente aproveitar as dinâmicas das freguesias próximas de São Pedro, enquanto oferecemos condições de qualidade às famílias e espaços de diversão seguros e homologados às crianças”, começou por referir Sérgio Rezendes.
Salientou, depois, o facto de, além dos tradicionais quiosques de comes e bebes, poder-se constatar a participação de Instituições Particulares de Solidariedade Social nas Verbenas de São Pedro, nomeadamente da Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo-Açores, da Associação Dadores de Sangue de São Miguel e da Associação Portuguesa de Deficientes.
“É uma grande festa, uma das mais identitárias de São Miguel e dos Açores, e além da música, da sã convivência e azáfama em torno das ‘barraquinhas’, é também bom ver as IPSS enriquecerem a festa e terem mais uma oportunidade para passarem a sua mensagem”, declarou o Vereador.
Sérgio Rezendes fez, contudo, questão de enaltecer “a natureza diversa” de entidades que se podem encontrar nos quiosques da festa, tendo saudado a participação do Rancho de Romeiros de São Pedro, da AIPA – Associação de Imigrantes nos Açores, do Grupo 80 da Associação dos Escoteiros de Portugal, da Associação Académica da Universidade dos Açores e do Marítimo Sport Clube.
A Quinta-feira foi marcada pela música e espírito académico, contando com os espectáculos da Estudantina da Universidade dos Açores, da TAUA, d’Os Tunídeos e do Grupo de Fados.
Ontem, pelas 19h00, teve lugar a apresentação do livro ‘Acuso-te’ da autoria de Helena Pimental, na sede da Junta de Freguesia de São Pedro, seguindo-se, a partir das 20h00, as actuações do grupo folclórico de São Miguel e do Grupo Fontes.
Hoje, o programa apresenta como ponto alto os desfiles das marchas e da charanga dos bombeiros, que acontecem às 17h00 e 19h00, respectivamente, na Avenida D. João III. Este ano, participam 14 marchas, sete das quais provenientes dos ATL da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
A noite de Sábado termina no Parque Século XXI com os espectáculos de Emanuel Silva e de Tributo aos ABBA.
No Domingo, último dia das Verbenas, pelas 11h00, haverá lugar à missa campal no Parque Século XXI, que será seguida de uma cerimónia de homenagem a cidadãos honorários da freguesia de São Pedro e do descerramento da Placa Toponímica “Rua Dr. Eugénio da Câmara Soares de Albergaria”, no novo arruamento situado em anexo à Quinta do Tanque, nas Laranjeiras.
As Festas de São Pedro encerram com os espectáculos de Frank Rodrigues e do Trio H. Ben-David, Clayton e Carina, a partir das 20h00.

Edit Template
Notícias Recentes
GlobeStar Systems entregou prémios aos melhores alunos da Uace da Escola de Novas Tecnologias
Deputado do CHEGA/Açoresà Assembleia da República alvo de buscas pela PSP poralegado furto de malasnos aeroportos de Lisboae de Ponta Delgada
Há quase 20 anos que Nélia Sousa faz vestes para os romeiros em São Miguel, os seus primeiros clientes
Grupo ‘Açorsonho’ vai investir 15 milhões de euros na construção de um novo hotel de 5 estrelas com 148 unidades de alojamento no Monte Verde
Francisco Pimentel defende remuneração complementar para trabalhadores da administração central nos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores