Os Açores vão acolher de 27 a 29 de Setembro, em Ponta Delgada, o “Fórum Atlântico Democracia”, promovido pela Federação Nacional das Associações Juvenis (FNAJ), em parceria com o Governo dos Açores, anunciou ontem Maria João Carreiro. Este encontro nacional das associações juvenis vai decorrer na Aula Magna e irá juntar, ainda, investigadores e decisores públicos numa reflexão sobre Democracia e Educação Mediática, acrescentou a Secretária Regional da Juventude, Habitação e Emprego.
A titular da pasta da Juventude falava, em Ponta Delgada, na abertura do II Seminário “DemocraciAZ – Plano Regional para a Literacia e Participação Democrática Jovem”, promovido através da Direcção Regional da Juventude e dedicado à educação mediática. “A desinformação, as fake news e o populismo não são uma ameaça para amanhã. Já estão na nossa actualidade, comportam riscos para o exercício de uma cidadania informada e crítica e ameaçam o direito à informação e à vivência democrática saudável, sem extremismos e, por isso, plural e inclusiva”, sublinhou. Neste quadro, prosseguiu, “temos de ser capazes de assumir o encargo e a responsabilidade de criar sinergias que envolvam a sociedade e os órgãos de poder, incluindo os meios de comunicação Social, o ‘Quarto Poder’, na formação, informação, sensibilização e envolvimento dos jovens na construção de uma sociedade sã”.
Em 2023, participaram nos fóruns de auscultação e debate promovidos pela Direcção Regional da Juventude, como o InterAJ, para os dirigentes associativos, ou as Euroclasses, para sensibilizar para o voto europeu, mais de 600 jovens de Santa Maria ao Corvo. Entre estes jovens, estão os mais de 350 de todas as ilhas que participaram nos encontros “Jovens com Voz”, dos quais resultaram mais de 50 propostas de acções e iniciativas para incluir no DemocraciAZ, cuja anteproposta será apresentada em agosto.
Durante o Seminário foram apresentadas conclusões preliminares do estudo Literacia e Participação Democrática dos Jovens, encomendado pela Direcção Regional da Juventude ao Observatório da Juventude dos Açores e coordenado por Fernando Diogo.