Cerca de meia centena de embarcações participou no o XXXIII Troféu de Canoagem das Sanjoaninas, organizado pelo Clube Ar Livre da Terceira, que decorreu, recentemente, na baía de Angra do Heroísmo.
Distribuídas por 14 escalões, provenientes dos três clubes de Angra do Heroísmo que praticam a modalidade, as embarcações emprestaram um colorido especial à baía da cidade Património Mundial, uma vez que quando a regata de canoagem terminou teve início a XXVIII Bay Cup de Vela Cruzeiro, prova organizada pelo Angra Iate Clube.
“Esta competição foi tipo Match Racing, ou seja, as embarcações são todas iguais (SS1 510 Ocean), sendo interessante ver o diferente desempenho atlético nas diferentes categorias, variando apenas o atleta com a sua técnica e preparação. Este tipo de provas só é possível pelo importante investimento que a Câmara Municipal de Angra do Heroísmo faz nos desportos náuticos, permitindo ainda organizar eventos de canoagem, de nível nacional/internacional como recentemente a Travessia Flores – Corvo, organizada pela ARCAçores, onde os atletas de diferentes nacionalidades se deslocam para a Região apenas com a bagagem normal, pois a embarcação e todo o material necessário já se encontra no destino”, refere uma nota do Clube Ar Livre da Terceira.
A prova teve como convidado um atleta internacional, Rùben Ferreira, inscrito na Federação Francesa de Canoa e Kayak, que revelou supremacia, tanto em relação aos melhores atletas dos Açores como ao da Madeira como Luís Silva, do Centro de Mar da Madeira. A entrega de troféus, oferecidos pela Comissão das Sanjoaninas 2024, decorreu na sede do Clube Ar Livre da Terceira.