Edit Template

Cooperação com Autoridade Marítima tem contribuído para estratégia de valorização da dimensão marítima do país, diz Bolieiro

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, recebeu, em audiência de apresentação de cumprimentos, o Director-Geral da Autoridade Marítima (DGAM), Vice-Almirante Carlos Ventura Soares.
O governante congratulou a presença do DGAM nos Açores e salientou o histórico de cooperação entre a Marinha e a Região Autónoma, que muito enaltece a política estratégica do Governo dos Açores, lembrando que dimensão marítima do país se deve em grande parte aos Açores. “É com grande satisfação que reconhecemos o histórico de cooperação entre a Autoridade Marítima e a Região Autónoma dos Açores, que tem contribuído significativamente para a estratégia de valorização da dimensão marítima do país”, frisou José Manuel Bolieiro, referindo ainda que esta cooperação com a Autoridade Marítima Nacional é essencial e “deve ser complementar à gestão conjunta entre as administrações central e regional, em áreas como a defesa ambiental e os impactos económicos no desenvolvimento dos Açores”.
Esta audiência também foi uma oportunidade para destacar o empenho da Autoridade Marítima Nacional na Região, nomeadamente nas áreas dos socorros a náufragos, combate à poluição, assinalamento marítimo e autoridade do Estado no mar. Durante este ano os Açores irão integrar o exercício internacional ASAREX 24, agendado para o período entre 8 e 12 do próximo mês de Julho, que irá integrar meios nacionais, canadianos e espanhóis tal como entidades regionais, no âmbito da salvaguarda da vida humana no mar.
Está prevista para 2025, na cidade da Horta, a realização do exercício Atlântico Polex, de apoio às autoridades locais, relativamente ao combate à poluição.
A nível do assinalamento marítimo, e a par dos protocolos existentes na Região, o Vice-Almirante Ventura Soares salientou a abertura de oito vagas, na categoria de Faroleiro Auxiliar, previstas para reforçar esta capacidade nos Açores. No que respeita ao policiamento marítimo, o DGAM assinalou a abertura, a nível nacional, de 50 vagas para agentes da Polícia Marítima, em 2024, e outras 50 vagas, previstas para 2025. Este reforço irá permitir um incremento do efectivo do Comando Regional da Polícia Marítima, dando resposta à necessidade de aumento de fiscalização, inerente à atual revisão da rede de áreas marinhas protegidas dos Açores.

Edit Template
Notícias Recentes
GlobeStar Systems entregou prémios aos melhores alunos da Uace da Escola de Novas Tecnologias
Deputado do CHEGA/Açoresà Assembleia da República alvo de buscas pela PSP poralegado furto de malasnos aeroportos de Lisboae de Ponta Delgada
Há quase 20 anos que Nélia Sousa faz vestes para os romeiros em São Miguel, os seus primeiros clientes
Grupo ‘Açorsonho’ vai investir 15 milhões de euros na construção de um novo hotel de 5 estrelas com 148 unidades de alojamento no Monte Verde
Francisco Pimentel defende remuneração complementar para trabalhadores da administração central nos Açores
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores