Edit Template

Explore Santa Maria Rallye volta à estrada a 9 e 10 de Agosto

A apresentação da prova decorreu, numa sessão com cerca de 50 pessoas, e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves; Coordenador do Serviço de Desporto de Ilha, Henrique Melo; Presidente do Clube Asas do Atlântico, Pedro Roque; Directora da Prova, Olga Costa; e Chefe de Segurança, Henrique Melo.
As inscrições para a prova estão abertas e decorrem até ao dia 26 de Julho, podendo serem efectivadas no portal da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. A prova desportiva está enquadrada no Campeonato dos Açores de Ralis e no Troféu de Ralis de Asfalto dos Açores e cumpre com os exigentes parâmetros da entidade federativa que rege a modalidade, no caso concreto, a FPAK.
O Presidente do Clube Asas do Atlântico, Pedro Roque, sublinhou a alteração do nome da prova para “Explore Santa Maria”, dando destaque ao principal patrocinador do evento – a Câmara Municipal de Vila do Porto -, para além de promover turisticamente a ilha.
Segundo a Directora de Prova, o figurino da competição apresenta algumas alterações e novidades, mantendo troços que demonstram as belezas naturais de Santa Maria e a prova em circuito urbano, que se tem demonstrado apetecível aos participantes, patrocinadores e público em geral, pela sua organização e espectáculo.
Olga Costa salientou que o sucesso da prova só é possível pela colaboração de toda a equipa, voluntários e dezenas de parceiros que continuam a estar ao lado da organização para colocar na estrada o Rallye de Santa Maria.
O Explore Rallye Santa Maria continua a contar com um forte Plano de Sustentabilidade Ambiental, com as adaptações necessárias desde a implementação desta estratégia, onde o Rallye de Santa Maria foi pioneiro na sua criação.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto demonstrou um “enorme orgulho” pela prova voltar a ter o nome da ilha de Santa Maria, o que deve ser “um motivo de orgulho para todos os marienses”, realçando a importância de manter a data de realização em Agosto.
Bárbara Chaves enfocou que “todos os concorrentes levam o nome de Santa Maria mais longe”, como mais uma forma de a divulgar além-fronteiras, naquele que é um evento desportivo e turístico que se revela como mais um motor de desenvolvimento e crescimento económico da ilha.
Em representação do Director Regional do Desporto, o coordenador do Serviço de Desporto da Ilha de Santa Maria, frisou que este é um evento desportivo de elevada relevância para os Açores e em particular para Santa Maria.
Henrique Melo salientou o valor desportivo deste evento, “reconhecido pelas suas organizações de excelência ao longo dos anos, pela capacidade de inovação, pelas condições de competição oferecidas aos pilotos e pelo impacto que tem nos adeptos da modalidade e na forma como a população em geral vive este evento, considerando-se assim um investimento público com retorno a nível desportivo, social, turístico e económico.
A par da qualidade e importância ao nível desportivo, um dos objectivos propostos é dinamizar o tecido empresarial da ilha, criando mais riqueza e mais valor, aliando o certame a uma visitação mais prolongada, com benefícios para as empresas do sector do turismo e para a divulgação de Santa Maria num contexto mais alargado.

Informações dos troços

Dia 9 Agosto: PE 1 Explore Santa Maria 2,19 KM e PE 2 Explore Santa Maria 2,19 KM.
Dia 10 Agosto: PE 3/5 São Pedro/Santa Bárbara 18,92 KM, PE 4/6 Picos/ Barreiros 19,64 KM, PE 7/9 Ginjal/Anjos 11,64 KM e PE 8/10 Salto/Arrebentão 23,88 KM.

Edit Template
Notícias Recentes
Governo define áreas previligiadas de cooperação com Juntas de Freguesia
Confirmada Sentença de 16 Meses de Prisão por Homicídio em Rabo de Peixe
Jovens líderes da diáspora visitam os Açores
Mais 1,5 milhões de euros para a ‘Tarifa Açores’
Jovens da Escola Secundária da Lagoa com várias actividades na Semana Mundial do Espaço
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores