A apresentação da prova decorreu, numa sessão com cerca de 50 pessoas, e contou com a presença da Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto, Bárbara Chaves; Coordenador do Serviço de Desporto de Ilha, Henrique Melo; Presidente do Clube Asas do Atlântico, Pedro Roque; Directora da Prova, Olga Costa; e Chefe de Segurança, Henrique Melo.
As inscrições para a prova estão abertas e decorrem até ao dia 26 de Julho, podendo serem efectivadas no portal da FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting. A prova desportiva está enquadrada no Campeonato dos Açores de Ralis e no Troféu de Ralis de Asfalto dos Açores e cumpre com os exigentes parâmetros da entidade federativa que rege a modalidade, no caso concreto, a FPAK.
O Presidente do Clube Asas do Atlântico, Pedro Roque, sublinhou a alteração do nome da prova para “Explore Santa Maria”, dando destaque ao principal patrocinador do evento – a Câmara Municipal de Vila do Porto -, para além de promover turisticamente a ilha.
Segundo a Directora de Prova, o figurino da competição apresenta algumas alterações e novidades, mantendo troços que demonstram as belezas naturais de Santa Maria e a prova em circuito urbano, que se tem demonstrado apetecível aos participantes, patrocinadores e público em geral, pela sua organização e espectáculo.
Olga Costa salientou que o sucesso da prova só é possível pela colaboração de toda a equipa, voluntários e dezenas de parceiros que continuam a estar ao lado da organização para colocar na estrada o Rallye de Santa Maria.
O Explore Rallye Santa Maria continua a contar com um forte Plano de Sustentabilidade Ambiental, com as adaptações necessárias desde a implementação desta estratégia, onde o Rallye de Santa Maria foi pioneiro na sua criação.
A Presidente da Câmara Municipal de Vila do Porto demonstrou um “enorme orgulho” pela prova voltar a ter o nome da ilha de Santa Maria, o que deve ser “um motivo de orgulho para todos os marienses”, realçando a importância de manter a data de realização em Agosto.
Bárbara Chaves enfocou que “todos os concorrentes levam o nome de Santa Maria mais longe”, como mais uma forma de a divulgar além-fronteiras, naquele que é um evento desportivo e turístico que se revela como mais um motor de desenvolvimento e crescimento económico da ilha.
Em representação do Director Regional do Desporto, o coordenador do Serviço de Desporto da Ilha de Santa Maria, frisou que este é um evento desportivo de elevada relevância para os Açores e em particular para Santa Maria.
Henrique Melo salientou o valor desportivo deste evento, “reconhecido pelas suas organizações de excelência ao longo dos anos, pela capacidade de inovação, pelas condições de competição oferecidas aos pilotos e pelo impacto que tem nos adeptos da modalidade e na forma como a população em geral vive este evento, considerando-se assim um investimento público com retorno a nível desportivo, social, turístico e económico.
A par da qualidade e importância ao nível desportivo, um dos objectivos propostos é dinamizar o tecido empresarial da ilha, criando mais riqueza e mais valor, aliando o certame a uma visitação mais prolongada, com benefícios para as empresas do sector do turismo e para a divulgação de Santa Maria num contexto mais alargado.
Informações dos troços
Dia 9 Agosto: PE 1 Explore Santa Maria 2,19 KM e PE 2 Explore Santa Maria 2,19 KM.
Dia 10 Agosto: PE 3/5 São Pedro/Santa Bárbara 18,92 KM, PE 4/6 Picos/ Barreiros 19,64 KM, PE 7/9 Ginjal/Anjos 11,64 KM e PE 8/10 Salto/Arrebentão 23,88 KM.