Edit Template

Minibuses vão ser gratuitos para estudantes e seniores em Ponta Delgada

Em benefício da mobilidade dos cidadãos do concelho, os Minibuses de Ponta Delgada passarão a ser totalmente gratuitos para todos os estudantes, desde o ensino básico ao universitário, e para os cidadãos com idade igual ou superior a 65 anos de idade.
A medida apresentada pela Câmara Municipal de Ponta Delgada foi aprovada pela Assembleia Municipal e garante a isenção do pagamento dos passes Minibus a estudantes e pessoas com 65 ou mais anos que possuam domicílio fiscal no concelho.
“Este projeto é um desígnio que nós queremos apresentar para que os nossos seniores e estudantes tenham uma mobilidade mais abrangente e eficiente e que permita acompanhar as novas tendências de mobilidade em Ponta Delgada”, afirmou o Pedro Nascimento Cabral, presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, na reunião da Assembleia Municipal realizada na Escola Profissional – EPROSEC, nos Arrifes.
O presidente do Município de Ponta Delgada revelou ainda estar a trabalhar no Plano de Mobilidade, querendo “reformular as linhas do minibus, permitindo alargar este serviço para as freguesias próximas do centro urbano, e promover a introdução de novas viaturas elétricas, com maior eficiência e amiga do ambiente”.
Pedro Nascimento Cabral frisou ainda que apesar de o concurso público relativo aos minibuses vigorar até 2026, “isso não inibiu a Câmara Municipal de avançar com este projeto para facilitar a mobilidade dos cidadãos seniores e estudantes em Ponta Delgada”.
Refira-se que a isenção do pagamento dos passes Minibus integra um importante pacote de medidas que estão a ser desenvolvidas pela autarquia ao nível da promoção da mobilidade suave, sustentável e inclusiva no concelho de Ponta Delgada.
Recorde-se que, ainda recentemente, a Câmara Municipal de Ponta Delgada criou na rua e travessa de Santa Luzia, quatro lugares de estacionamento para condutores com mobilidade reduzida, dois lugares para cargas e descargas e uma nova zona para o estacionamento de motociclos e bicicletas.
Por outro lado, a Câmara Municipal tem já perspetivadas a ampliação da frota da rede de Minibus e a criação de mais linhas em Ponta Delgada, objectivos que serão contemplados no concurso público a celebrar em 2026, ano em que termina o contrato em vigor deste serviço de transporte colectivo regular de passageiros.
Ainda no plano da mobilidade, destaque para a implementação, a breve trecho, de um serviço de transporte para pessoas com mobilidade reduzida e de ligação ao centro histórico, que será operacionalizado, em regime de shuttle, por duas viaturas elétricas adquiridas pela autarquia.
Entretanto, e também em benefício de uma circulação verde, o município continua a desenvolver o projecto para o prolongamento da Avenida D. João III.

Edit Template
Notícias Recentes
Papa Francisco defensor dos pobres e paladino da paz na hora da despedida
Faleceu o Papa Francisco, um homem que viveu junto do povo e foi paladino da paz
Presidente do Governo destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Francisco César visita ‘Correio dos Açores’ e defende pacote de medidas para apoiar órgãos de comunicação social da Região
PJ detém terceiro suspeito de homicídio que estava escondido numa gruta de São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores