Edit Template

EUA elevam nível de proteção em bases militares na Europa que inclui as Lajes

Os Estados Unidos da América reforçaram o nível da condição de proteção da força (FPCON) nas suas bases na Europa, para a categoria Charlie, a segunda mais elevada de cinco. Ao que DI apurou a medida também foi implementada na Base das Lajes. A notícia foi avançada, pelo jornal militar Stars andStripes, e reiterada por vários órgãos de comunicação social internacionais, desde a agência AssociatedPress, à ABC News ou ao Independent.
Num comunicado, citado por vários órgãos de comunicação, incluinfdo o Diário Insular, o Comando Europeu dos Estados Unidos disse que são avaliados constantemente vários fatores relacionados com a segurança e proteção das bases.
“Por razões de segurança operacional, não entraremos em medidas específicas, mas permanecemos vigilantes”, avançou o comando europeu. Segundo a agência Associated Press, o aumento do nível de ameaça pode resultar de uma combinação de eventos que estão a ocorrer na Europa, como as eleições em França e no Reino Unido, os Jogos Olímpicos, em Paris, que começam a 26 de julho, entre outros eventos desportivos, e as guerras na Ucrânia e em Gaza.
A agência ouviu autoridades norte-americanas, sob anonimato, que disseram não estar a par de qualquer ameaça específica. De acordo com a AP, a categoria Charlie é declarada “quando ocorre um incidente ou é recebida informação que indica que é provável ocorrer alguma forma de ação terrorista ou ataques contra militares ou instalações”.
O nível acima do Charlie, o Delta, que é o mais elevado dos cinco, é aplicado quando ocorreu um ataque terrorista ou há informação que indica que uma ação terrorista contra uma pessoa ou local está iminente.
O aumento do nível de ameaça deverá implicar medidas de segurança adicionais, mas, segundo a AP, ficarão ao critério de cada comandante. De acordo com as fontes ouvidas pela agência, os militares e as suas famílias deverão manter-se vigilantes e discretos, refere o DI.

Edit Template
Notícias Recentes
“Sabe sempre bem regressar às origens e à Vila da Povoação”
O projecto “Filhos do Atlântico” foi fundado por dois jovens açorianos que transformam histórias da Região em conteúdos audiovisuais
Festival “O Mundo Aqui” e AIPA afirmam Ponta Delgada como cidade multicultural
Os 10 países mais poluentes
Trabalhadores da base americana nas Lajes podem requerer, a partir de amanhã, o apoio financeiro temporário criado pelo Governo Regional para cobrir as remunerações em atraso
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores