Edit Template

Festa do Bom Jesus Milagroso centrada na oração inaugura novo espaço museológico

Dentro de um mês começa a festa religiosa mais importante das ilhas do triângulo durante os meses de Julho e Agosto, levando milhares de peregrinos ao Santuário Diocesano do Senhor Bom Jesus Milagroso, em São Mateus, na ilha do Pico. Este ano a grande novidade será a inauguração da Casa do Senhor Bom Jesus um espaço museológico que resulta de uma parceria entre o Santuário e a Câmara Municipal da Madalena. Este novo espaço reúne todo o espólio do Senhor Bom Jesus Milagroso, como as capas e o seu acervo artístico.
A novena que será presidida pelo cónego Adriano Borges, pároco da Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada, a partir do dia 28 de Julho, começa no dia anterior com a procissão da mudança da Imagem que será presidida por Monsenhor António Manuel Saldanha, recentemente nomeado cónego capitular da Basílica papal de Santa Maria Maior, em Roma.
“Senhor, ensina-nos a orar” é o tema da festa deste ano que será presidida pelo bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues, de 5 a 7 de Agosto. No ano passado o prelado diocesano encontrava-se em Lisboa na Jornada Mundial da Juventude e por isso não pode estar presente nesta festa.
“Celebramos esta festa com todos os peregrinos e por isso, o Santuário estará aberto de 27 de Julho a 7 de Agosto, todos os dias até à meia noite, para colher todos os que desejem rumar ao Santuário” refere ainda o padre Marco Martinho, reitor deste santuário cristológico, um dos cinco santuários diocesanos.
O santuário do Senhor Bom Jesus do Pico foi criado por decreto Episcopal de D. Manuel Afonso Carvalho de 1 de Julho de 1962.
A festa remonta a 1862, quando o emigrante Francisco Ferreira Goulart trouxe do Brasil uma imagem do Senhor Bom Jesus, que desencadeou logo uma invulgar atracção e “uma forte piedade que contagiava as almas”.
A Festa do Senhor Bom Jesus decorre entre 27 de Julho e 7 de Agosto, tendo como pontos altos sempre os dias 5 e 6 de Agosto, quando se celebram as missas e procissão solenes.
Igreja Açores

Edit Template
Notícias Recentes
Presos dois homens em São Miguel por homicídio de um homem num prédio na rua do Paim
“Viver a Páscoa é acrescentar vida e luz às nossas sociedades, sermos pessoas optimistas, com esperança e auto-estima”
“A minha massa é diferente porque eu não fujo das receitas da minha mãe e da minha avó”, afirma Dália Martins de 73 anos de idade
Estreia americana de “First Date”em New Bedford propaga avalanche em festivais pelos Estados Unidos
“As principais doenças do fígado nos Açores são a hepática alcoólica e metabólica”,afirma a jovem médica Maria Santos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores