Edit Template

Governo assina contrato-promessa para novo centro de Saúde na Ribeira Grande que no total custará 20 milhões de euros

O Governo Regional dos Açores anunciou ontem que assegurou, através da celebração de um contrato-promessa, a compra do terreno onde será construído o novo Centro de Saúde da Ribeira Grande, em São Miguel.
De acordo com informação disponibilizada, o terreno fica localizado na zona da Matriz da Ribeira Grande. Tem 35 mil metros quadrados de área e o projecto apresentado precisa de 20 mil metros quadrados de área coberta. Representará um investimento de 20 milhões de euros.
O governo anunciou ainda que este novo centro de saúde terá uma área de pequena cirurgia entre outras valências.
Mónica Seidi, Secretária da Saúde e Segurança Social, referiu na altura que “já tínhamos começado a combater as políticas hospitalocêntricas e, como todos sabemos, isso acabou por ser uma enorme mais-valia nos cuidados de saúde que podemos prestar à população, neste momento em que o Hospital de Ponta Delgada está deficitário”.
A aquisição desde terreno representou o próximo passo para se construir no concelho da Ribeira Grande “uma estrutura de valor excepcional para a saúde nos Açores,” concluiu a governante.
Recorde-se que o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, Alexandre Gaudêncio, já tinha enaltecido a “extraordinária resposta” que o centro de saúde tem dado desde que o dia do incêndio que aconteceu no HDES, recebendo um reforço de pessoal.
Alexandre Gaudêncio afirmou, na cerimónia do 43º aniversário da elevação de Ribeira Grande a cidade, que “a centralidade do nosso concelho na ilha é uma mais-valia que poderá ser melhor aproveitada nessa área. Acreditamos que essa pretensão terá eco junto das entidades competentes, atendendo à nova visão que o XIV Governo Regional tem nesse aspecto”, reforçando, agora, a ideia de que esta visão irá acontecer até porque já está “sinalizado um local para o novo centro de saúde, que foi tratado com o actual Governo Regional, sendo uma reivindicação antiga da população”.
Para o Presidente da Câmara Municipal da Ribeira Grande, o incêndio “veio provar que o desmantelamento do centro de saúde da Ribeira Grande e a concentração de serviços no HDES foram políticas erradas.”
Desde o incêndio que a autarquia vem reivindicando, ainda mais, que o novo Centro de Saúde possa ser “equipado com serviços que possam servir de apoio ao HDES e, dessa forma, descentralizar a oferta de serviços de saúde na ilha”, até porque “estamos a 15 minutos de Ponta Delgada”, disse ainda o autarca ribeiragrandense.
Tendo por base as últimas posições tomadas pelo Governo dos Açores em relação a uma descentralização dos serviços de saúde, Alexandre Gaudêncio concluiu que “este é o caminho”. Ontem, foi dado o primeiro com a aquisição do terreno.
F.F.

Edit Template
Notícias Recentes
Presos dois homens em São Miguel por homicídio de um homem num prédio na rua do Paim
“Viver a Páscoa é acrescentar vida e luz às nossas sociedades, sermos pessoas optimistas, com esperança e auto-estima”
“A minha massa é diferente porque eu não fujo das receitas da minha mãe e da minha avó”, afirma Dália Martins de 73 anos de idade
Estreia americana de “First Date”em New Bedford propaga avalanche em festivais pelos Estados Unidos
“As principais doenças do fígado nos Açores são a hepática alcoólica e metabólica”,afirma a jovem médica Maria Santos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores