Edit Template

Parque Atlântico com práticas sustentáveis

Os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, em Portugal, entre os quais se encontra o Parque Atlântico, têm vindo a reforçar as práticas sustentáveis em todas as suas operações, ao longo dos últimos 10 anos, com objectivo de minimizar o seu impacto ambiental, em diferentes áreas, com foco na energia, água e resíduos.
No campo da energia, o Parque Atlântico conseguiu uma redução de 34% no consumo da energia, fruto de uma série de medidas, que vão desde a substituição das luzes tradicionais pelas LED à instalação de sensores automáticos de iluminação, passando pela optimização do horário de iluminação e pelo controlo e ajuste das horas de funcionamento dos equipamentos de ar condicionado.
No que diz respeito aos resíduos produzidos, tem sido feito um esforço contínuo para aumentar a percentagem que é reciclada e, em 2023, esta corresponde a 64%. São várias as medidas que têm permitido crescer neste campo: da realização de estudos de caracterização dos resíduos e avaliação dos fluxos dos mesmos à instalação de mesas de triagem de resíduos indiferenciados, recolha dos orgânicos, sem esquecer formação e sensibilização dos colaboradores, lojistas e visitantes.
A água é um recurso que tem merecido também a atenção, de forma transversal e, para uma gestão mais eficiente, foram implementados vários procedimentos, entre os quais a instalação de torneiras com sensores e caudais reduzidos.
“No Parque Atlântico, temos trabalhado, ao longo dos anos, para integrar a sustentabilidade na nossa operação e os resultados são visíveis. Num balanço da última década, reduzimos o consumo de energia em 34% e, actualmente, reciclamos mais de 60% dos resíduos que produzimos. O objectivo é continuar este caminho (…)”, refere João Pedro Mota, director do Parque Atlântico, citado em nota enviada à redacção.

Edit Template
Notícias Recentes
II edição do “Associativismo Talks”a 30 de Abril na Ribeira Grande
Talentoso artista nacional NOBLE vai actuar na Lagoa a 10 de Maio
Nove mil toneladas de produtos no valor de17 milhões de euros vendidos às superfícies comerciais Continente em 2024
Formandos da Eftazores no Desarma do hotel ‘The Views Vaia’, no Funchal
Liberdade de expressão e notícias falsas em debate por Juízes em Ponta Delgada no dia 6 de Junho
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores