Edit Template

Açores precisam de cada vez mais emigrantes para desenvolver aeconomia e aumentar a população

O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, presidiu ontem, em Ponta Delgada, ao III Encontro Consular dos Açores, com a participação dos membros do corpo consular da Região.
Durante o evento, José Manuel Bolieiro destacou a capacidade crescente da Região em receber e integrar imigrantes, salientando a estabilidade demográfica proporcionada pelo aumento de residentes estrangeiros.
“Os Açores são cada vez mais um território e uma economia de recepção de imigrantes. Fazemo-lo com grande capacidade de integração e de bom acolhimento”, afirmou o governante.
E acrescentou: “apesar de o saldo natural nas nossas ilhas ser negativo, há uma estabilidade demográfica, resultante deste aumento de imigrantes a residir nos Açores”.
O encontro foi dividido em dois painéis temáticos: o primeiro painel focou-se no apoio consular aos cidadãos estrangeiros nos Açores, com intervenções de representantes consulares.
O segundo painel abordou o apoio institucional na Região, contando com a participação do Director Regional das Comunidades, José Andrade, da Directora da Associação de Imigrantes nos Açores, Marina Aguiar, e da Directora do Gabinete de Apoio a Migrantes da CRESAÇOR, Ana Silva.
Este evento salientou a importância da colaboração entre instituições regionais e corpos consulares de modo a garantir o apoio e a integração dos cidadãos estrangeiros nos Açores.
A Direcção Regional das Comunidades tem desempenhado um papel fundamental nesse processo, oferecendo acompanhamento e apoio contínuo aos imigrantes, e demonstrando, assim, a capacidade da Região em acolher e integrar imigrantes.
José Manuel Bolieiro aproveitou a ocasião para informar o corpo consular sobre a intenção do Governo dos Açores de estabelecer um protocolo com a Associação de Imigrantes nos Açores (AIM) para a certificação de dados biométricos em cada ilha. Este protocolo será facilitado pela Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC), permitindo a documentação sem a necessidade de deslocação interilhas, optimizando o processo e tornando-o mais acessível para todos os imigrantes na Região.

Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores