Edit Template

Calvário sem Pilatos!

  1. Cenário. Já perdi a conta das vezes que alertei para este mesmo assunto, às vezes lançando gritos lancinantes com provas visuais do terrível ambiente desta cidade em progresso. Até já me canso de abordar esta questão ! Américo Viveiros destacado diretor deste jornal, no seu último Editorial, também clama em voz alta afirmando que se trata de um “ cenário arrepiante “ , acrescentando que “ precisamos de menos espetáculo e mais ação “, isto em sequência do panorama descrito com alta preocupação pelo dinâmico presidente da Junta de São Pedro, José Leal, que alertou “ para o crescimento da insegurança que resulta na existência de muitas pessoas sem-abrigo , no crescimento do consumo de drogas e na prostituição que diariamente se pratica “.
    A questão acaba por ser muito mais gritante e de uma provocação séria a quem vive nas áreas mais afetadas por esta tragédia que as autoridades mostram preocupação e até promovem reuniões e traçam planos com grupos de trabalho e definição de estratégias, mas só que até agora não se vê luz ao fundo do túnel ! A zona de São de São Pedro é um Calvário, mas estende-se ao resto da cidade e arredores , já para não falarmos do resto da ilha ! Qualquer dia os cidadãos não podem sair de casa, até porque muitos dos viciados consumidores vão sentar-se nas soleiras das residências das pessoas e já nem têm respeito nem vergonha ! Resta perguntar : Neste campo e neste setor que faz o ISSA , prefigurado nos vários andares e nos incontáveis gabinetes ?
  2. Este cenário confrangedor ainda vai estragar o turismo que vem aos magotes por aí abaixo ! O Largo 2 de Março parece um lugar da caboiada e de gritaria e alguns dos desgraçados consumidores vão partindo portas e vidros em certos dias da semana e em certas horas do dia ou da noite. Atravessar o bonito Jardim Sena Freitas, em certas ocasiões, é uma aventura de receio e medo e o mesmo acontece ao Campo de São Francisco que deveria ser um recanto de sossego, encontro e convívio ! A este triste panorama pode acrescentar – se o Largo do Liceu e as ruas por ali próximas incluindo as traseiras do Palácio da Conceição
    Já todos sabem a resposta da Polícia e a própria ronda alertada pelos cidadãos, por norma, chega tarde, quando não falha! Com todos os técnicos desta Região, que isto é um problema geral que abarca toda a nossa geografia , com os especialistas, com o governo e os autarcas dos Açores, com os responsáveis das Polícias e da Segurança dos cidadãos e com as inúmeras Instituições que pululam por aí, há que lançar o ALARME e providenciar com urgência uma estratégia para responder a este autêntico CALVÁRIO. Peçam ajuda aos deputados nacionais e ao Francisco César que até já prometeu fazer um requerimento a este respeito, propondo a alteração da Lei , ainda no governo de António Costa, peçam também à Universidade para promover formações nesta área, se possível no terreno, e vejam o que se tem feito noutras latitudes com resultados satisfatórios ! Por favor acabem com este CALVÁRIO !
  3. A PROPÓSITO do HDES sobre a polémica do trágico incêndio, o que veio agora a público foi precisamente que a ocorrência está associada à falência de equipamentos, e parece ainda haver dúvidas no caso das baterias dos condensadores e eu quase adivinhei na altura da tragédia quando escrevi que certamente haveria no caso um sério problema de manutenção, que muita gente desleixa por aí , não só em hospitais, mas também em Lares, em Centros de Saúde , em Escolas, em Serviços Públicos e por aí adiante ! Não vamos agora perder todo o nosso tempo e atenção nos episódios da tragédia, que felizmente o assunto não parou, vamos, sim , dar a máxima atenção aos aspetos de MANUTENÇÃO que precisam de ser urgentemente vistos e revistos e propor medidas de reparação , de substituição e de conservação para evitar outras tragédias idênticas, seja em que setor for! Este deveria ser sempre um investimento prioritário. E porque ainda Domingo se registou um trágico acidente de viação numa das nossas estradas SCUT com três mortos a registar , convém que a tutela da mobilidade do governo ponha em marcha, com urgência, uma estratégia de reparação e conservação das nossas estradas, muitas delas com pavimento degradado , com erva de quase um metro e com falhas de sinalização ! Vistoriar as centenárias pontes e pedir uma fiscalização mais rigorosa para os transportes pesados é uma tarefa ingente !
  4. A RIBEIRA GRANDE está em euforia, em obras e em festas e agora assinalou 43 anos de elevação a cidade, altura em que Alexandre Gaudêncio afirmou, referindo-se ao incêndio no HDES, que a ocorrência “ veio provar que o desmantelamento do Centro de Saúde da Ribeira Grande e a concentração de serviços no HDES, foram políticas erradas “.
    No decorrer da cerimónia foram homenageadas três individualidades , sendo um deles o Dr. Ricardo Silva que foi o anterior presidente da Câmara pelo PS. Uma atitude que se regista pois não estávamos habituados a gestos deste teor porque havia sempre gente que refilava por serem da oposição e ficavam com uma pedra no sapato ! E a Edilidade da Povoação ( que é do PS ) , agora ao assinalar 185 anos da criação do concelho, também deliberou dar o título de CIDADÃO HONORÁRIO a José Manuel BOLIEIRO, presidente do Governo dos Açores , natural daquele concelho . Atitude digna, semelhante à da R. Grande , que registamos com regozijo.
  5. SISMOS. O Professor Catedrático Emérito, Victor Hugo Forjaz, que continua a seguir de perto a área da sua formação e é considerado um dos mais abalizados vulcanólogos do mundo , publicou um interessante e preocupante texto sobre a CRISE SÍSMICA DA TERCEIRA que se tem evidenciado mais crítica desde Março último. E alerta para três cenários que entende serem possíveis: uma erupção submarina sem grandes efeitos ; uma erupção terrestre na radial a Santa Bárbara com poucos estragos e um último cenário que poderá ser uma erupção terrestre com desfechos de outra ordem ! É tempo de se tomarem as precauções pragmáticas e consistentes, dentro da esfera das possibilidades e da previsibilidade como se faz noutras latitudes ! Aqui se deixa este forte alerta e contributo.
  6. Eduardo de Medeiros
Edit Template
Notícias Recentes
Essentia Azorica apresenta óleos essenciaisna AçoresBIO-2024 mediante visitaà destilaria e à plantação biológica
GNR apreendeu 580 quilos de pescado na ilha do Pico
Homem detido na Maia por suspeita de incêndio em edifício
Açores têm feito esforços para “corresponder às expectativas” de quem escolhe a Região para viver, realça Paulo Estêvão
Primeira edição do ‘Azores Comedy Fest’ leva o melhor da comédia regional ao Teatro Angrense
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores