O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, reforçou a parceria com a Associação Agrícola de São Miguel para aumentar a competitividade das explorações agrícolas no concelho de Ponta Delgada e capacidade exportadora da indústria do leite.
O anúncio foi efectuado durante uma reunião com a direcção da Associação Agrícola de São Miguel, presidida por Jorge Rita, nos Paços do Concelho em Ponta Delgada.
“Esta foi uma reunião profícua e fundamental para continuarmos a definir estratégias e trabalhar no sentido de ajudarmos a criar e garantir as devidas condições para o desenvolvimento da actividade da lavoura e da agricultura no nosso Concelho”, afirmou o Presidente do Município.
Durante esta audiência, Pedro Nascimento Cabral deixou também uma palavra de apreço à colaboração que a Autarquia tem mantido com Associação Agrícola, por ser “uma entidade que merece todo o nosso respeito e admiração. Estamos sensíveis às suas preocupações e queremos continuar a ser parceiros ativos na resposta às suas necessidades, conscientes que tanto a lavoura como a agricultura, são as principais formas de criação e distribuição de riqueza das nossas freguesias”.
“A nível prático têm sido requalificadas, através dos SMAS, linhas de águas para facilitar o acesso a este recurso por parte dos nossos lavradores e agricultores. A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Associação Agrícola de São Miguel estão ainda a trabalhar em cooperação para a introdução de um conjunto de melhorias nos Planos Directores Municipais (PDM), tendo em consideração a área destinada às explorações, que são merecedoras da nossa maior atenção”, adiantou o autarca.
Para o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, “esta foi uma reunião extremamente importante, que realçou a boa articulação que existe entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e nossa Associação, comprovada ao longo dos anos e de conhecimento público”.
“Essencialmente, durante este encontro tivemos a oportunidade de escalpelizar as nossas preocupações e o Presidente do Município expressou, claramente, abertura para encontrar resoluções adequadas”, salientou.
Dos vários temas abordados, Jorge Rita destacou as alterações do PDM que “são, para nós, extremamente, importantes e o Presidente mostrou abertura para que esta situação se possa resolver. As taxas de licenciamento das explorações agrícolas, em algumas áreas, que também o responsável autárquico ficou de as rever. Já a questão das águas, que é fundamental para actividade, será mantido o mesmo preço e haverá reforço de pontos de abastecimento em algumas freguesias, uma medida de extrema importância e que, de uma forma pró-activa, a autarquia irá concretizar. A juntar a tudo isto haverá a manutenção de alguns caminhos agrícolas e possíveis parcerias, que serão benéficas para os agricultores”.