Edit Template

Câmara de Ponta Delgada mantém preço da água para a lavoura, garante a manutenção dos caminhos e promete reveras taxas de licenciamento

O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, reforçou a parceria com a Associação Agrícola de São Miguel para aumentar a competitividade das explorações agrícolas no concelho de Ponta Delgada e capacidade exportadora da indústria do leite.
O anúncio foi efectuado durante uma reunião com a direcção da Associação Agrícola de São Miguel, presidida por Jorge Rita, nos Paços do Concelho em Ponta Delgada.
“Esta foi uma reunião profícua e fundamental para continuarmos a definir estratégias e trabalhar no sentido de ajudarmos a criar e garantir as devidas condições para o desenvolvimento da actividade da lavoura e da agricultura no nosso Concelho”, afirmou o Presidente do Município.
Durante esta audiência, Pedro Nascimento Cabral deixou também uma palavra de apreço à colaboração que a Autarquia tem mantido com Associação Agrícola, por ser “uma entidade que merece todo o nosso respeito e admiração. Estamos sensíveis às suas preocupações e queremos continuar a ser parceiros ativos na resposta às suas necessidades, conscientes que tanto a lavoura como a agricultura, são as principais formas de criação e distribuição de riqueza das nossas freguesias”.
“A nível prático têm sido requalificadas, através dos SMAS, linhas de águas para facilitar o acesso a este recurso por parte dos nossos lavradores e agricultores. A Câmara Municipal de Ponta Delgada e a Associação Agrícola de São Miguel estão ainda a trabalhar em cooperação para a introdução de um conjunto de melhorias nos Planos Directores Municipais (PDM), tendo em consideração a área destinada às explorações, que são merecedoras da nossa maior atenção”, adiantou o autarca.
Para o Presidente da Associação Agrícola de São Miguel, Jorge Rita, “esta foi uma reunião extremamente importante, que realçou a boa articulação que existe entre a Câmara Municipal de Ponta Delgada e nossa Associação, comprovada ao longo dos anos e de conhecimento público”.
“Essencialmente, durante este encontro tivemos a oportunidade de escalpelizar as nossas preocupações e o Presidente do Município expressou, claramente, abertura para encontrar resoluções adequadas”, salientou.
Dos vários temas abordados, Jorge Rita destacou as alterações do PDM que “são, para nós, extremamente, importantes e o Presidente mostrou abertura para que esta situação se possa resolver. As taxas de licenciamento das explorações agrícolas, em algumas áreas, que também o responsável autárquico ficou de as rever. Já a questão das águas, que é fundamental para actividade, será mantido o mesmo preço e haverá reforço de pontos de abastecimento em algumas freguesias, uma medida de extrema importância e que, de uma forma pró-activa, a autarquia irá concretizar. A juntar a tudo isto haverá a manutenção de alguns caminhos agrícolas e possíveis parcerias, que serão benéficas para os agricultores”.

Edit Template
Notícias Recentes
Excedente comercial dispara na zona euro com acordo com os EUA a impulsionar exportações
Projecto nacional estuda relação e impactos dos espaços verdes e azuis na população
Mistério de 25 anos na doença de Crohn desvendado por IA
Universidade dos Açores marcou presença no 2º Encontro de Qualidade do Conselho Coordenador dos Institutos Superiores Politécnicos
Obras no Campo de Santo António retomadas após suspensão por mau tempo
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores