A equipa do Santa Clara vai contar com Jader Gentil nesta época de 2024/25. O avançado que faz 21 anos de idade a 24 de Julho estava a jogar no Atlético Paranaense, actual sexto classificado do Brasileirão, o principal campeonato do Brasil.
Jader Gentil chegou ao Atlético Paranaense para a equipa de sub 13. Com idade júnior foi lançado no conjunto principal pelo treinador português António Oliveira, que jogou no Santa Clara em 2004/05 e é filho de Toni, antigo atleta do Benfica.
Na época passada Paulo Autuori, que foi treinar o Atlético Nacional, do principal campeonato da Colômbia, levou Jader porque conhecia as suas potencialidades derivada da actividade de director desportivo que desempenhou no clube brasileiro.
Jader participou em 37 jogos com a camisola do Atlético Nacional, marcando 4 golos e efectuando uma assistência.
Com a saída de Autuori Jader perdeu espaço e voltou ao Atlético Paranaense. Competiu a partir de Janeiro na equipa que disputou o campeonato do estado do Paraná. Desde Maio deixou de actuar com regularidade, principalmente no Brasileirão. Aproveitou o interesse do Santa Clara para voltar a jogar.
Jader Gentil foi internacional Sub-18 e Sub-20 pela selecção do Brasil, vestindo a camisola 10.
O novo recruta do campeão da Segunda Liga joga preferencialmente na esquerda do ataque, mas pode ocupar outras posições na equipa.
Por outro lado, como este jornal já noticiou, Rodrigo Varanda, avançado de 24 anos e emprestado pelo Atlético Mineiro, já está na ilha de São Miguel.
Seis saídas para o Alverca
Das equipas principais e de Sub-23 do Santa Clara já saíram seis jogadores para o FC Alverca, que vai disputar a Segunda Liga.
O último a ingressar no clube ribatejano é o defesa central e internacional da Venezuela Sema Velasquez, de 33 anos.
Anteriormente foram transferidos da equipa campeã David Bruno, de 32 anos e talvez a saída surpresa. O lateral direito esteve sem jogar desde 11 de Novembro de 2023 por ter contraído uma rotura dos ligamentos.
Andrezinho é outro atleta da equipa A que viajou para Alverca, assim como o avançado João Marcos (24 anos), que em Janeiro passado foi emprestado ao Leixões.
Da formação Sub 23 ingressaram no FC Alverca o lateral direito Lucas Kawan, 21 anos, e os médios Eduardo Ageu e Mateus Sarará, ambos de 24 anos.
Recorde-se que em Janeiro já tinha viajado para Alverca o guarda redes João Bravim, o médio Miguel Pires e o defesa central Cesinha. Pedro Bicalho ingressou no inicio da época passada. Um quarteto que ajudou a equipa a conquistar o título da Liga 3.
Mais saídas dos Sub-23
A equipa de Sub-23 do Santa Clara, que continuará a ser treinada por Nuno Pimentel, vai sofrer várias mudanças.
Além dos jogadores que foram para Alverca, quatro vão jogar na Liga 3 ao serviço do 1.º de Dezembro.
São os que estiveram emprestados desde Janeiro. O lateral esquerdo João Ferreira (AD Sanjoanense), o defesa central Cesinha (FC Alverca) e o avançado Gabriel Morais, que já esteve no clube de Sintra.
Depois de ter actuado toda a época nos Sub-23 do Santa Clara, o influente Isaac Valença muda-se também para o 1.º de Dezembro.
Rodrigo Valente, médio que esteve no Santa Clara nas duas últimas épocas, ingressa no Felgueiras, da Segunda Liga.
Jovens jogadores de clubes portugueses e brasileiros vão chegar para jogarem nas equipas de Sub-23, B e de Sub-19 do clube de Ponta Delgada.
Um deles é o médio cabo-verdiano José Tavares, que esteve na equipa B do Alverca, participante no Campeonato de Portugal.
Os trabalhos das três equipas começam na segunda-feira, em Água de Pau. O campo Mestre José Leste, onde actua o Santiago FC, é o novo quartel-general daquelas equipas, após acordos com a Câmara Municipal da Lagoa e a direcção do clube.
Na época passada a equipa B jogou na Lagoa e a equipa de Sub-23 treinou no “João Gualberto Arruda”.
Danildo Accioly é o treinador da equipa B, que participará no Campeonato de Futebol dos Açores, e Diogo Medeiros manter-se-á na equipa de Sub-19.