Edit Template

Marinha faz Exercício Internacional de Buscae Salvamento Avançadoem São Miguel

​​​​​​Este exercício é organizado pela Marinha Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Ponta Delgada (MRCC Delgada) e do Comando da Zona Marítima dos Açores, em colaboração com a Força Aérea Portuguesa, através do Centro de Coordenação de Busca e Salvamento das Lajes (RCC Lajes) e do Comando de Zona Aérea dos Açores, integrando ainda diversas entidades regionais, nacionais e internacionais.
O objectivo deste exercício é promover a interação, fomentar a cooperação, reforçar o apoio mútuo e proporcionar treino operacional às equipas de busca e salvamento. O ASAREX24 visa ainda aprimorar a coordenação, a proficiência e a qualificação dos militares, militarizados e civis envolvidos em operações de busca e salvamento marítimo.
O programa do exercício inclui palestras, workshops e exercícios práticos, tanto em terra como no mar. Nos dias 8, 9 e 10 de Julho decorrerão as palestras no Pavilhão do Mar aos Centros de Busca e Salvamento nacionais e estrangeiros, à INMARSAT, à Agência Europeia de Segurança Marítima (EMSA), ao Instituto Hidrográfico e à Escola do Mar.
Os exercícios práticos acontecerão nos dias 9, 10 e 11 de Julho e envolvem simulações de diversos cenários de busca e salvamento, incluindo resgate de náufragos, combate a incêndios em embarcações e prestação de primeiros socorros.
O último dia, 12 de Julho, será marcado pela demonstração aeronaval de busca e salvamento marítimo que culmina o fim do exercício, entre as 10h30 e as 12h00, em frente à Praia de Santa Bárbara, na Ribeira Grande.
A Marinha Portuguesa desempenha um papel crucial na salvaguarda da vida humana no mar. Em 2023, só o MRCC Delgada coordenou 148 casos de busca e salvamento marítimo, salvando ou assistindo 80 vidas. Este ano, em 2024, já foram coordenados 79 casos e salvas ou assistidas 39 vidas. As palestras e os exercícios podem ser assistidos pelo público interessado.

Edit Template
Notícias Recentes
Presos dois homens em São Miguel por homicídio de um homem num prédio na rua do Paim
“Viver a Páscoa é acrescentar vida e luz às nossas sociedades, sermos pessoas optimistas, com esperança e auto-estima”
“A minha massa é diferente porque eu não fujo das receitas da minha mãe e da minha avó”, afirma Dália Martins de 73 anos de idade
Estreia americana de “First Date”em New Bedford propaga avalanche em festivais pelos Estados Unidos
“As principais doenças do fígado nos Açores são a hepática alcoólica e metabólica”,afirma a jovem médica Maria Santos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores