Edit Template

Um voo de mestre

1- A nomeação pelo Governo de Rui Coutinho para Presidente do Conselho de Administração da SATA foi de imediato contestada sem que soubessem ao que vinha o nomeado. A verdade é que as administrações anteriores mantiveram e até prolongaram a doença que há anos tem atingido a Companhia aérea que mantém as portas de entrada e saída nos Açores abertas, apesar de padecer de uma gangrena que a vai debilitando e sem remédio que a cure.
2-Em 2017, o Presidente do Governo Vasco Cordeiro anunciou a determinação do governo, em abrir o capital social da SATA Azores Airlines a um parceiro estratégico que trouxesse mais-valia à empresa pública detida pela Região.
3-Tal anúncio contou com o apoio do PSD/A e com reticências dos demais partidos com assento parlamentar, cada um com dúvidas e fundamentos diferentes.
4- À data, aquela decisão do Governo era o início de um processo de reestruturação porque o que estava em causa era a sobrevivência da própria empresa, e a estratégia devia assentar em quatro pilares que nos pareciam essenciais, para garantir o futuro da empresa e que eram:
5- Encontrar um parceiro estratégico que adicionasse valor e conhecimento à empresa; manter 51% do capital social na posse da Região, transferir o Hub da Azores Airlines de Lisboa para os Açores; rever o acordo de trabalho adequando-o e conciliando-o com as alterações verificadas no meio laboral; salvaguardar os direitos sociais dos trabalhadores.
6-A crise do grupo SATA teve o condão de fazer a sociedade pensar no que seria a mobilidade da Região sem um instrumento vital para a circulação entre Ilhas e para o exterior.
7-A nossa realidade arquipelágica não pode ficar dependente apenas do mercado livre. Temos de reaprender a defender os nossos valores e o nosso património para além do lucro, que sendo justo, não resiste à ganância dos que querem sempre mais.
8-Passados sete anos, o Grupo SATA continua à procura de uma gestão capaz, e o que se tem visto é uma gestão atrás de outra que acumula prejuízos, cria rotas, sem que se saiba qual a sua viabilidade, acumulando custos que são depois acrescentados à divida da empresa.
9-O novo Presidente da Companhia Rui Coutinho levou à Comissão de Economia da Assembleia Legislativa um rol com inúmeras medidas que pretende dar andamento de imediato e que têm por fim único salvar o Grupo SATA que, segundo ele, tem todas as empresas tecnicamente falidas. Daí as medidas para reduzir gastos e aumentar receitas, fechando lojas, fazendo acordos com o pessoal, eliminando rotas que não dão lucro, e aumentando os preços das tarifas.
10-Trata-se de uma tarefa hercúlea que se espera seja levada a cabo pelo novo Presidente do Grupo SATA, e que seja compreendida por todos os que fazem parte das empresas, porque o que está em causa é salvar o que é possível salvar para manter abertas as portas de entrada e saída das Ilhas dos Açores.
11-Para tanto é indispensável que o Governo Central pague o que está em divida pelo serviço feito pela Azores Airlines durante anos, nas rotas não liberalizadas, nas Ilhas do Faial, Pico e Santa Maria, e se for necessário deve requerer-se o pagamento pelas vias judiciais.
12-As medidas que o Presidente da SATA Rui Coutinho apresentou aos Deputados que o examinaram, são medidas necessárias e corajosas que merecem aplauso por serem concretas e imediatas. Trata-se de um novo voo para o futuro do Grupo SATA, assim esperamos!
13-Por outro lado, a escola do Faial da Terra vai ser encerrada, porque havia mais professores e funcionários do que alunos. Os seis que restam irão no próximo ano, ser transportados todos os dias para a Povoação.
14-A natalidade tem vindo a diminuir e todos os responsáveis políticos estão muito preocupados com a desertificação em várias Ilhas, mas sem terem modo de encontrar um Plano de repovoamento capaz de estancar esta galopante crise. Haja tino e preocupação com as pessoas que é coisa que não parece existir no diário político.
15-O Governo da República já deu o pontapé de saída para a reforma da Administração Pública, facto que parece passar ao lado na Região e que é tão necessário fazer-se.
16-Temos de desburocratizar para podermos crescer!


Américo Natalino Viveiros

Edit Template
Notícias Recentes
Governo define áreas previligiadas de cooperação com Juntas de Freguesia
Confirmada Sentença de 16 Meses de Prisão por Homicídio em Rabo de Peixe
Jovens líderes da diáspora visitam os Açores
Mais 1,5 milhões de euros para a ‘Tarifa Açores’
Jovens da Escola Secundária da Lagoa com várias actividades na Semana Mundial do Espaço
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores