Edit Template

Celebração vibrante da cultura e da arte

A 12.ª edição do Festival “Música no Colégio” não foi apenas um evento musical, mas uma verdadeira celebração da cultura. O Coral de São José, com a sua competência e entusiasmo, proporcionou momentos inesquecíveis para os amantes da boa música.
Marquei presença, como é habitual, para usufruir de espetáculos inolvidáveis e, ao meu lado, sentou-se um casal de estrangeiros que se deixou envolver pela atmosfera acolhedora e vibrante do Largo do Colégio. Confidenciaram-me que ao se aproximarem da majestosa igreja do colégio, foram atraídos por uma curiosidade de saber do que iria ali acontecer. Expliquei-lhes quer era o Festival Música no Colégio.
Eles detiveram-se, encantados pela atmosfera ao ar livre, com a imponente igreja servindo de pano de fundo. As vozes do coral enchiam o ar com músicas de ‘Do Rio à Broadway’. Eles misturam-se com o público que enchia por completo o Largo do Colégio, sentindo a energia e o entusiasmo dos espectadores que, assim como eles, assistiam maravilhados ao espetáculo cheio de qualidade e de beleza.
À medida que a noite avançava, os turistas curiosos perceberam que aquele festival não era apenas um evento musical, mas uma celebração vibrante da cultura e da arte, que refletia a dedicação e a competência do grupo organizador. Eles sentiram-se privilegiados por terem encontrado aquele bonito espaço e terem usufruído daquele momento especial, que enriqueceu ainda mais a sua viagem aos Açores, deixando uma impressão duradoura de Ponta Delgada.
A experiência inesperada tornou-se num dos pontos altos da sua visita turística a esta ilha, e eles saíram do Largo do Colégio com um profundo apreço pela cultura local, ansiosos por contar a todos os seus amigos no regresso sobre a magia que encontraram no coração de Ponta Delgada.
Durante três noites, o Largo do Colégio transformou-se num palco ao ar livre que acolheu temas variados nas noites do festival que foram desde os ‘Ritmos Latinos’, passando pela evocação histórica da revolução de abril com a temática ‘Cravos D´Aqui e D´Acolá’, bem como com o coro polifónico do Coral de S. José, a fechar a edição deste ano e que interpretou temas que intitulou ‘Do Rio à Broadway’. A diversidade das temáticas garantiu mais um festival rico e cativante, atraindo um público variado e levando-o a apreciar a boa música, num cenário privilegiado do Colégio dos Jesuítas, com a sua arquitetura histórica e ambiente acolhedor.
Nestas noites quentes de verão, a cidade de Ponta Delgada veste-se das suas melhores galas para assistir a momentos inolvidáveis a que já nos habituou o Coral de S. José, numa organização exemplar, destacando-se mais uma vez, como uma referência de como se cria um megaevento de qualidade, e onde se mostrou o seu compromisso em promover a cultura musical. Este festival não só entretém como também educa e enriquece culturalmente todos os que têm a oportunidade de nele participar.
O público que assistiu às performances ficou deslumbrado com a realização do Festival que se considera como uma verdadeira celebração de pura arte, e onde se proporcionam momentos inesquecíveis para o exigente público local e visitantes.
O Coro de São José decidiu inovar ao deixar de lado suas tradicionais roupagens clássicas e optar por um repertório com melodias populares da Broadway. Essa mudança de estilo reflete uma tendência de muitos coros e grupos musicais que buscam diversificar os seus programas para atrair um público mais amplo e oferecer uma experiência musical variada. Ao integrar essas famosas melodias no seu espetáculo, o coro não só demonstra versatilidade, mas também conseguiu agradar a diferentes gerações e gostos musicais.
Esta magnífica iniciativa busca não apenas entreter, como também aproximar as pessoas da música, cumprindo, ao longo destes anos, um papel educativo e cultural importante. O Coral de São José, nas pessoas do seu Presidente Rogério Paulo Massa e do Maestro Luís Filipe Carreiro, merece, como tal, todos os elogios pela organização deste evento, que é seguramente um chamariz para que mais pessoas descubram e apreciem a riqueza da música.
Este ano, com um programa variado, o festival “Música no Colégio” foi um verdadeiro destaque no calendário de eventos da ilha e uma excelente oportunidade para desfrutar das noites de verão, mergulhando no mundo da música erudita e vivenciar a riqueza cultural dos Açores, ganhando, por isso, Ponta Delgada um charme especial com este festival, e oferecendo uma experiência cultural enriquecedora para residentes e visitantes, onde se reúnem talentosos músicos e vozes e se proporciona momentos inesquecíveis de alta qualidade.
Parabéns ao Coral de São José por oferecer umas noites tão especiais e por contribuir significativamente para a promoção do cenário cultural de Ponta Delgada.

António Pedro Costa

Edit Template
Notícias Recentes
Presos dois homens em São Miguel por homicídio de um homem num prédio na rua do Paim
“Viver a Páscoa é acrescentar vida e luz às nossas sociedades, sermos pessoas optimistas, com esperança e auto-estima”
“A minha massa é diferente porque eu não fujo das receitas da minha mãe e da minha avó”, afirma Dália Martins de 73 anos de idade
Estreia americana de “First Date”em New Bedford propaga avalanche em festivais pelos Estados Unidos
“As principais doenças do fígado nos Açores são a hepática alcoólica e metabólica”,afirma a jovem médica Maria Santos
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores