Edit Template

Natacha Candé bateu recorde de 22 anos

Há 22 anos que não era batido o recorde nacional do salto em altura de Sub-18 anos nos campeonatos nacionais de atletismo.

A 11 de maio de 2002, na ilha da Madeira, Marisa Anselmo, do CJ Salesianos de Manique, de Lisboa, saltou 1,79 metro. A marca nunca foi ultrapassada até sábado passado, no complexo desportivo Fernando Mamede, em Beja. A autora do feito é Natacha Candé, do escalão Sub-18, que saltou 1,80 metro, estabelecendo o novo recorde nacional.
A atleta do Juventude Ilha Verde (JIV) começou por transpor ao 1 metro e 58 centímetros, seguindo, sem problemas, a ultrapassagem da barra transversal a 1,64. Com a fasquia a 1,70 falhou as duas primeiras tentativas, mas, à terceira, ficou apta a procurar passar do 1,80. Logo no primeiro ensaio conseguiu saltar e escreveu mais uma página de ouro num percurso que justifica uma atenção diferente.
A segunda posição foi ocupada por Rita Moreira (Clube de Atletismo do Porto) com um salto de 1,58 metro e no terceiro lugar ficou Joana Rosa (Clube Pedro Pessoa, da Charneca da Caparica), com 1,55. Competiram 17 atletas.
No ano passado Natacha Candé ganhou a prova de salto em altura com 1,64 e melhorou o seu máximo em 3 centímetros.
Depois do apuramento para o campeonato da Europa de Sub-18, a ter lugar na Eslováquia, no heptatlo, Natacha Candé concretizou, agora, a qualificação no salto em altura.
A melhor marca de uma atleta açoriana na disciplina pertencia a Joana Flores, do Clube de Atletismo da Terceira. No campeonato de 2006, realizado no Luso, saltou 1,72.
Natacha Candé também foi primeira no lançamento do peso. Atirou a bola de 3 kgs a 14,82 metros, marca registada no quinto arremesso.
Em 2023 Natacha havia ganho a prova de peso com 13,95 metros.
Andarlene Binta (Sporting), foi segunda classificada na edição deste ano, com 13,02 metros.

Mais quatro pódios

Outros atletas do JIV evidenciaram-se em Beja no sábado e no domingo.
Ananar Jorge, do escalão Sub-16, terminou o triplo salto no segundo lugar, saltando 11,75 metros, entre 26 concorrentes. A vencedora foi a atleta do Vitória SC, de Guimarães, Sara Ferreira, com 12,13.
Ananar foi terceira na final na corrida de 100 metros barreiras, com o tempo de 14.72 segundos. Piorou os 14.20 que realizara na série 3 de apuramento.
Em destaque esteve Helena Rodrigues (Sub-16) nos 5 000 metros marcha. Foi segunda classificada ao obter o tempo de 25:48.02 minutos. A vencedora Isabel Luís, do Clube Pedro Pessoa, cumpriu o percurso em 25:33.59.
Na mesma distância, Celestino Pacheco (Sub-18) acabou em terceiro com 23:59.31 minutos.
Na prova de 400 metros barreiras André Duarte (Sub-18) foi o vencedor da série 1, mas os 58.18 segundos alcançados guindaram-lhe para o quarto lugar.
Finalmente Gustavo Alves (Sub-18), igualmente do clube de Ponta Delgada, terminou em 23.º a corrida de 100 metros com 11.76 segundos.
A equipa de 4×100 metros do JIV, composta por Gustavo Alves, André Duarte, Afonso Eiró e Afonso Cordeiro, concluiu a prova em 45.40 segundos, correspondendo ao sexto lugar entre 11 equipas.
O JIV terminou o campeonato feminino em sexto lugar, com o Sporting a sagrar-se campeão. Estiveram em prova 78 equipas.
Em masculinos o clube da ilha de São Miguel classificou-se em 11.º lugar com 81 clubes participantes. O Sporting foi igualmente campeão neste género.

Clube Desportivo Operário
melhor açoriano

O Clube Desportivo Operário Lagoa foi o melhor açoriano na classificação nacional de clubes de 2024 do Quilómetro Jovem. Ocupa a 38.ª posição.
O Clube Atletismo da Terceira é o 47.º; o Juventude Ilha Verde é o 70.º; a Escola Básica dos Arrifes, 76.º e o Núcleo do Sporting de São Miguel o 154.º. Classificaram-se 198 clubes.
A Associação de Atletismo de São Miguel é a 15.ª classificada e a Associação de Atletismo da Ilha Terceira ocupa o 18.º lugar.
Durante as provas nacionais de Sub-16 e de Sub-18 em Beja foram entregues aos clubes os certificados relativos ao Quilómetro Jovem.

Edit Template
Notícias Recentes
Escola do Mar dos Açores destaca a sensibilização,a formação e a natação como os desafios para preparar os jovens açorianos para o futuro do oceano
Habitação, falta de civismo ambiental e degradação dos caminhos agrícolas são os grandes desafios em São João do Pico
Carro híbrido incendeia-seno Cabouco da Lagoa e fogo é apagado com recurso a extintor de bar na zona
“Existe um crescente orgulho e vontade de afirmação entre os arrifenses”, afirma Sandra Costa Dias que quer ver a freguesia dos Arrifes elevada a Vila
Ladrão com pena suspensa volta a roubar e juiz determina que fique em prisão preventiva
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores