No âmbito da visita de dois dias à freguesia dos Arrifes, o Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral, afirmou que a autarquia criou medidas para apoiar as cooperativas de leite dos Arrifes e dotar as explorações agrícolas de Ponta Delgada de vantagens competitivas que se possam traduzir numa maior capacidade de exportação e em maior rentabilidade para os agricultores e produtores de leite do concelho.
Falando no segundo dia da visita oficial do executivo camarário à freguesia dos Arrifes e após reunir-se com as direcções das cooperativas agrícolas Unileite e do Bom Pastor, o autarca deixou a garantia de que, no próximo ano, a Câmara Municipal de Ponta Delgada vai manter o valor da tarifa da água que vem a ser aplicado às explorações agrícolas desde 2017.
Também como forma de proteger e apoiar o sector agropecuário, Pedro Nascimento Cabral salientou que estão a ser feitos investimentos avultados no sentido de reforçar os pontos de abastecimento de água no concelho e até mesmo para que vários proprietários agrícolas passem a ser directamente abastecidos nas suas explorações, poupando nos custos de deslocação.
Por outro lado, o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada realçou que a autarquia criou um regime de benefícios fiscais ao qual os empresários agrícolas também podem recorrer, de forma a aproveitarem as respectivas medidas de alívio e de isenção de impostos para redireccionarem investimentos com vista à modernização das explorações e ao aumento de rentabilidade.
Pedro Nascimento Cabral não evitou congratular-se com o facto de, em 2022, e logo no arranque do actual mandato, a autarquia ter tido a iniciativa de inaugurar um gabinete de apoio ao munícipe nas instalações da cooperativa agrícola do Bom Pastor, tornando mais próxima a relação entre os arrifenses e os serviços municipais.
“Estamos cá ao serviço dos cidadãos e não o contrário. Em boa hora, criámos este posto de atendimento avançado, descentralizando os nossos serviços e tornando-os facilmente acessíveis às pessoas e empresas da freguesia dos Arrifes”, vincou Pedro Nascimento Cabral.
Para o autarca, a instalação do posto de atendimento avançado na cooperativa do Bom Pastor é também revelador da importância que o município atribui à agricultura, “enquanto sector base da economia de Ponta Delgada e dos Açores”.
Refira-se que, no ano passado, a autarquia inaugurou também um posto de atendimento avançado na cooperativa Agrocapelense, de forma a garantir o mesmo serviço de proximidade à população da Vila das Capelas e restantes freguesias da costa norte do concelho de Ponta Delgada.
O posto na Cooperativa do Bom Pastor funciona às terças-feiras, entre as 9h15 e as 12h00, concentrando os mesmos serviços das Lojas do Munícipe PDL Total, localizadas na área urbana de Ponta Delgada. O mesmo acontece com o gabinete instalado na Agrocapelense, que abre portas às sextas-feiras e no mesmo horário.
Quem se deslocar a qualquer um destes balcões pode beneficiar de um atendimento especializado nas áreas de tesouraria, obras particulares, taxas e licenças e atendimento geral, dispondo também de um espaço de apoio à utilização dos serviços online do município.