O Presidente do Governo Regional dos Açores, José Manuel Bolieiro, reuniu-se ontem em Lisboa com o Chefe do Estado-Maior da Armada e Autoridade Marítima Nacional, Almirante Gouveia e Melo, explicando a estratégia do Executivo para o mar dos Açores e o que pretende da Marinha, com o objectivo de se consolidar um “novo dia” para o sector e o reforço da importância deste ativo no país e no mundo.
“Os Açores precisam da Marinha e a Marinha precisa dos Açores para afirmar Portugal”, sublinha José Manuel Bolieiro, que apresentou a Henrique Gouveia e Melo o entendimento do Governo dos Açores para o seu mar, sempre com o intuito de a Marinha ser parceira na execução destas políticas.
Em análise está a implementação de um protocolo em que a Marinha funcionará como parceira no incremento da fiscalização do mar dos Açores e dos seus recursos, incluindo a nova Rede de Áreas Protegidas do Mar dos Açores (RAMPA), e na operacionalização do novo navio de investigação científica da Região, que chegará à Região entre o final de 2025 e o começo de 2026.
No encontro, em que estiveram presentes várias altas patentes da Marinha, foi apresentada a visão dos Açores para o seu mar, em áreas como a segurança e o potencial económico, e a perspectiva estratégica para o desenvolvimento da Região.
“Foi uma reunião em que afirmámos os poderes autonómicos de gestão partilhada do mar dos Açores, o que o Governo dos Açores quer para o seu mar e a colaboração que quer obter da Marinha”, precisou o Presidente do Governo Regional, conforme nota publicada no Portal do governo açoriano.