Neste Domingo, haverá, às 9h30, a Missa da Coroação, em frente a Igreja da Matriz, animada pelo grupo coral e litúrgico da Igreja de São Pedro, a distribuição do Bodo de Leite na Praça Gonçalo Velho, pelas 11h00 e a encerrar o último dia das XXI Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada está a actuação da fadista “Vera Brasil”, pelas 20h00, e o Concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, no Palco da Praça do Município.
As Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada terminam este Domingo, 14 de julho. Ontem milhares de pessoas participaram nas Sopas em honra do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada. Apesar da chuva miudinha que se fazia sentir, a população local e turistas uniram-se no momento de partilha e de confraternização e. à tarde, o Cortejo Etnográfico das 24 Freguesias do Concelho, que contou com a participação de 22 carros de bois, 32 carros alegóricos e 25 grupos (musicais, folclóricos e folias).
Já hoje é dia de honrar os Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, colocando esta associação em lugar de destaque na tradicional grande Coração dos Impérios.
Como já é habitual, todos os anos a Câmara Municipal de Ponta Delgada, enquanto entidade organizadora destas festividades , convida uma instituição particular de solidariedade social para transportar a sua Coroa e, desta vez, esta distinção vai para a Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários.
O Município de Ponta Delgada já atribuiu à AHBVPD um voto louvor, pela ação meritória que tiveram no combate ao incêndio que deflagrou no Hospital Divino Espírito Santo, no passado dia 4 de maio, assinou um protocolo, no valor de 200 mil euros, para apoiar estes heróis e agora aproveita este evento, que traz a Ponta Delgada milhares de pessoas, para reconhecer, uma vez mais, a importância destes homens e mulheres que se dedicam à protecção e socorro da vida e do património.
Quanto aos restantes participantes deste momento alto deste Domingo, irão percorrer, pelas 16h00, algumas das principais artérias do centro histórico da cidade (Campo de São Francisco, Rua Luís Soares de Sousa, Largo Dr. Manuel Carreiro, Avenida Infante D. Henrique, Rua Dr. José Bruno Tavares Carreiro, Rua dos Mercadores, Praça do Município), os representantes das Mordomias das 24 freguesias do concelho, transportando 85 coroas e 93 bandeiras.
Ainda hoje, haverá, às 9h30, a Missa da Coroação, em frente a Igreja da Matriz, animada pelo grupo coral e litúrgico da Igreja de São Pedro, a distribuição do Bodo de Leite na Praça Gonçalo Velho, pelas 11h00 e a encerrar o último dia das XXI Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada está a actuação da fadista “Vera Brasil”, pelas 20h00, e o Concerto da Orquestra Ligeira de Ponta Delgada, no Palco da Praça do Município.
Recorde-se que as Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada deste ano, à semelhança dos anos anteriores, foram pautadas por uma vasta programação religiosa, cultural e profana, onde se destaca: a Conferência Inaugural sobre o Culto do Espírito Santo – proferida pelo Padre Carlos Ângelo da Silva Ferreira, Director do Colégio Universitário Pio XII em Lisboa, a Mudança da Bandeira do Divino Espírito Santo, acompanhada pela Banda Filarmónica de Nossa Senhora da Luz, a abertura do Quarto do Espírito Santo. Importa hoje recordar as palavras do Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, que defendeu que a Divino Espírito Santo “é a verdadeira referência identitária” dos açorianos e a fé que os torna únicos enquanto povo.
“Em qualquer lugar do mundo onde se encontre uma coroa ou um bandeira do Espírito Santo está sempre presente uma alma açoriana. O Divino Espírito Santo é a verdadeira referência identitária de todos aqueles que sentem os Açores no coração e se motivam para a Vida através da renovação da Fé assente na Terceira Pessoa da Santíssima Trindade”, salientou o autarca.
Pedro Nascimento Cabral na Conferência Inaugural das XXI Grandes Festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, na Igreja Paroquial de Matriz de São Sebastião, após uma palestra que foi ministrada pelo Diretor do Colégio Universitário Pio XII, o Padre Carlos Ângelo da Silva Ferreira, e esteve subordinada ao tema ‘O Espírito Santo, força vital do Povo de Deus e da Fraternidade’.
O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada fez também questão de enaltecer o envolvimento da “imensa comunidade religiosa e civil” nas Grandes Festas do Divino Espírito Santo.
“As Festas do Divino Espírito Santo são verdadeiramente marcantes para todos nós e tenho o dever de registar aqui que todas as freguesias, instituições e um vasto grupo de pessoas abraçam voluntariamente a organização destas Grandes Festas, motivadas por um sentimento de fé muito próprio e com um verdadeiro sentido de missão assente no enorme trabalho e dedicação que as mesmas obrigam, conferindo, assim, verdadeira substância a um dos seus maiores significados: o da partilha”, sublinhou.
Pedro Nascimento Cabral manifestou a sua grande satisfação pelo facto de a Igreja da Matriz se apresentar repleta de pessoas e de fiéis neste arranque das Grandes Festas do Divino Espírito Santo e, fazendo votos para que a população continue a acorrer ao templo depois do evento, não deixou de apelar à paz nos territórios que, neste momento, se confrontam com guerras.
“Nesta noite, que dá início às grandes festas do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, formulo, a partir desta Igreja Matriz, um voto muito sentido para que as guerras, que opõem as nações e que causam inúmeras vítimas por esse mundo fora, ensombrando o nosso viver presente e futuro, tenham o seu fim. Que seja por intermédio da ação da Luz do Divino Espírito Santo que mostrará aos líderes destes países o quão injustos são estes conflitos bélicos, motivados pela ganância de riqueza, inveja pela conquista de territórios e ódios do homem pelo homem, em nítido contraste perante as Maravilhas de Deus, que também dá ao Homem a consciência da sua verdadeira grandeza, ou seja, “que é pó e ao pó há-de voltar”, declarou.