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“O intuito da Lovly Melts é trazer alguma nostalgia, momentos em que cheirinho lembra-nos de algo ou de alguém”, afirma a proprietária Carina Vieira

A Lovly Melts é uma marca dedicada à produção artesanal de ceras aromatizadas, livres de químicos e à base de cera de soja, que pretende recriar aromas nostálgicos; como é o caso da rua principal da Disney Land Paris ou até mesmo da icónica loja americana Dunkin’ Donuts. Nesta entrevista, Carina Vieira, a fundadora da Lovly Melts, conta-nos como deixou o trabalho em restauração para se dedicar à música e a esta marca que apresenta como uma “alternativa saudável” no mercado dos aromas artesanais.

Correio dos Açores – Pode falar-nos um pouco sobre o seu percurso? Quando surgiu a ideia para criar a Lovely Melts?
Carina Vieira (fundadora da Lovely Melts) – Depois de tirar o curso de Mesa bar, trabalhei durante algum tempo como bartender. Mas, a dada altura decidi dedicar-me à música, pois sou cantora. Normalmente trabalho em duo com o Clayton Carneiro, mas recentemente criamos uma banda para bailes, a Banda Mar.
Sempre tive um grande fascínio por aromas, adoro velas e ter a casa a cheirar bem. Então, desde a pandemia que comecei a estudar este mercado no sentido encontrar opções mais opções saudáveis, pois a maior parte dos produtos que encontramos tem muitas toxinas e são todos feitos à base de parafina. Foi nesta altura que conheci a cera de soja e comecei a interessar-me pelo fabrico artesanal de ceras perfumadas.
Tudo isto começou como um hobby, mas no dia 5 de Novembro de 2023, que coincidiu com o dia do meu aniversário, decidi que era altura de lançar a marca. Os primeiros pedidos foram feitos por amigos e familiares, mas a marca foi ganhando visibilidade e a época de Natal acabou por ser um sucesso.

Quais são os seus principais produtos e o que os distingue no mercado?
As snap bars são ceras aromatizadas – uma espécie de vela sem pavio – destinadas a um queimador, seja eléctrico ou com as tealights. A nível de material, utilizo a cera de soja que é 100% vegan. Nenhum dos meus produtos tem toxinas, incluindo os aromas pois não utilizo óleos essenciais, apenas fragrâncias. Neste caso, até poderia utilizar os óleos essenciais, mas teria de adicionar um químico, o que vai contra a intenção da marca: ser completamente livre de químicos e não prejudicial à saúde.
A minha cera é toda feita à base de produtos naturais e pode ser utilizada por todos, desde asmáticos a pessoas com alergias; e são completamente seguras para espaços com animais ou crianças.

Quais são as fragrâncias mais vendidas?
Neste momento, tenho várias colecções fixas: a de Primavera, a de Verão e em breve vou lançar a colecção de Outono. Quanto à colecção de Natal, a cera perfumada mais vendida foi, sem dúvida, a ‘Christmas Tree’e a ‘Chestnuts by the fire’, um cheirinho a castanha assada que é muito acolhedor.
Já o ‘Tropical Punch’, uma fragrância de manga e papaia, é o produto que mais vende durante todo o ano; logo de seguida está o ‘Fresh Linen’, que cheia a sabão e roupa lavada; o ‘Ohana’, uma fragrância à base de coco inspirado na cultura havaiana; e o MainStreet Bakery que é inspirado na Disneyland Paris.
No fundo, o intuito da Lovely Melts é trazer alguma nostalgia, como aqueles momentos em que acendemos uma vela e o cheirinho lembra-nos de algo ou de alguém. Tenho duas ceras perfumadas que produzem este efeito com bastante impacto, é o caso da ‘MainStreet Bakery’, cujo aroma nos reporta à rua principal da Disneyland Paris com as suas padarias, croissants, chocolate, bolos… É um aroma muito doce e quando fui a Paris senti que queria recriar aquele momento de alguma forma. Também temos a barra perfumada ‘Dunkin’ e, tal como as pessoas a descrevem: ‘é como entrar na loja Dunkin’ Donuts dos Estados Unidos’.

Como funciona o processo de produção?
Até encontrar a minha fórmula, inicialmente fiz vários testes para perceber qual a melhor percentagem de aroma, normalmente é 10%, mas temos o caso de algumas fragrâncias que por serem mais intensas precisam apenas de 8%, por exemplo. No entanto, o que tornou o processo realmente difícil foi o facto de não ter acesso directo aos produtos de que precisava. Neste sentido, tive de fazer um grande investimento para ir buscar os produtos a Lisboa. Actualmente, já recebo tudo através de uma transportadora e tudo ficou mais fácil.
Tenho ajuda do meu marido na parte da contabilidade e com algumas ideias, mas de resto sou eu que faço toda a produção e design. Tenho de adequar a quantidade de cera e fragrância e depois há um processo de cura que leva cerca de duas semanas.

Onde é que podemos encontrar os produtos da Lovely Melt? Quem são os seus principais clientes?
Neste momento, fazemos apenas vendas online através das páginas de Instagram (lovely_melts_pt) e Facebook, mas o nosso próximo objectivo é abrir uma loja física. Já vendi para o Continente, para os Estados Unidos e para as outras ilhas, mas a maior parte dos meus clientes são de São Miguel.

Qual tem sido a evolução do negócio?
O volume de negócios tem sido muito positivo e desde Novembro que tem vindo a aumentar significativamente. Confesso que fiquei muito surpreendida, pois não estava à espera de tanta adesão. A colecção de Natal muito positiva e posso dizer que devo ter vendido cerca de 500 snap bars, sem contar com os scopies e com os queimadores.

Na sua opinião, o que levou ao aumento da procura por este tipo de produtos?
O mercado das fragrâncias está a mudar, sobretudo pela questão da saúde. Isto é, as pessoas procuram cada vez mais produtos naturais e de qualidade. No passado, utilizei todo o tipo de velas, pois o mercado tem muitas opções, mas o facto é que, apesar de continuar a gostar de algumas fragrâncias, actualmente consigo sentir a diferença no ar. Ou seja, se acender uma vela convencional, consigo sentir os químicos.
Actualmente, já temos muitas pessoas que utilizam a soja, mas quando olhamos para os rótulos, está sempre presente algum intensificador de aroma. Pois tratam-se de produtos feitos à pressão, numa fábrica e, sobretudo, são produtos feito a pensar no custo benefício. Neste campo, os produtos artesanais são sempre superiores em qualidade.
No meu caso, prezo a qualidade em detrimento da quantidade e acredito que isto também faz com que tenha havido muita adesão aos produtos da Lovely Melts. Em média, uma barra de cera dura 40h00 e custa 5.99 euros.

Quais são os projectos para o futuro da Lovely Melts ?
O grande projecto para o futuro da Lovely Melts é o de criar uma loja física. A nível de produtos, vamos ter lembranças e outros tipos de moldes. Os aromas natalícios, por exemplo, terão mais formas alusivas à época e outra apresentação. De resto, quero continuar a dar a conhecer esta alternativa saudável e a fazer com que as pessoas percebam que os produtos artesanais podem ser baratos e ter qualidade.
Daniela Canha

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