As vinhas de quatro viticultores dos Biscoitos foram o ponto de partida de um projecto para implementar um sistema de alertas e de visualização para a prevenção de doenças nas vinhas da ilha Terceira.
O TERINOV – Parque de Ciência e Tecnologia da Ilha Terceira acolheu na semana passada a reunião final do projeto “Vinhas da Terceira”, uma iniciativa da Câmara Municipal de Angra do Heroísmo, “que para a sua concretização celebrou um contrato programa com a Associação para o Desenvolvimento do Air Centre, em julho de 2022”, recorda a vereadora do município Fátima Amorim, citada pelo Diário Insular.
O projeto conta também com a associação SmartFarmColab – Laboratório Colaborativo para a Inovação Digital na Agricultura.
“Trará grandes vantagens para o setor da vitivinicultura introduzindo e aplicando inovação tecnológica no sector, com instalação de equipamentos designados por ‘demonstradores SOFIS’ que funcionam e comunicam através da rede da IOT também criada e desenvolvida pelo município de Angra do Heroísmo, que contribuirá para melhorar a eficiência e a sustentabilidade da produção vitivinícola”, afirmou Fátima Amorim, citada num comunicado da Câmara Municipal.