Edit Template

Governo quer aumentar as áreas protegidas, mas faltam meios para fiscalizar todo o espaço marítimo, admite o Secretário Mário Rui Pinho

O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, afirmou que o Governo pretende aumentar para 30% as áreas protegidas da Região. Contudo, embora esta seja a intenção admitiu que no que respeita à fiscalização é difícil de o fazer dada a extensão do espaço marítimo dos Açores.
Na Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Mário Rui Pinho falou ontem com os deputados numa audição a propósito do aumento das áreas marítimas na Região.
“Por muitos homens que tenhamos, por muitos polícias marítimos, muito GNR, muitos inspectores tenhamos, fazer a gestão deste processo não é um processo linear. Há um conjunto de problemas que estamos a trabalhar com a inspecção e a trabalhar com o Governo da República”, explicou aos deputados.
Ainda de acordo com a RDP-Açores, o Secretário Regional do Mar e das Pescas explicou aos deputados que a Marinha Portuguesa deverá em breve reforçar também os meios na região. “Já tivemos uma reunião que eu próprio acompanhei o Sr.º Presidente numa reunião presencial com o Sr.º Chefe de Estado-Maior. Estas conversações estão a ser implementadas ao nível da presidência e penso que em curto-prazo poderemos ter novidades destas conversas.”
Aos deputados, o Secretário afirmou que pretende ainda reforçar os meios da Inspecção Regional das Pescas já no próximo Orçamento, e que não vai penalizar o sector piscatório.
Além das novas áreas protegidas, o Governo quer também reestruturar a frota de pesca nos Açores e criar compensações para quem for abandonar a actividade.
F.T.

Edit Template
Notícias Recentes
Papa Francisco defensor dos pobres e paladino da paz na hora da despedida
Faleceu o Papa Francisco, um homem que viveu junto do povo e foi paladino da paz
Presidente do Governo destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Francisco César visita ‘Correio dos Açores’ e defende pacote de medidas para apoiar órgãos de comunicação social da Região
PJ detém terceiro suspeito de homicídio que estava escondido numa gruta de São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores