O Secretário Regional do Mar e das Pescas, Mário Rui Pinho, afirmou que o Governo pretende aumentar para 30% as áreas protegidas da Região. Contudo, embora esta seja a intenção admitiu que no que respeita à fiscalização é difícil de o fazer dada a extensão do espaço marítimo dos Açores.
Na Comissão de Assuntos Parlamentares, Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, na Assembleia Legislativa Regional dos Açores, Mário Rui Pinho falou ontem com os deputados numa audição a propósito do aumento das áreas marítimas na Região.
“Por muitos homens que tenhamos, por muitos polícias marítimos, muito GNR, muitos inspectores tenhamos, fazer a gestão deste processo não é um processo linear. Há um conjunto de problemas que estamos a trabalhar com a inspecção e a trabalhar com o Governo da República”, explicou aos deputados.
Ainda de acordo com a RDP-Açores, o Secretário Regional do Mar e das Pescas explicou aos deputados que a Marinha Portuguesa deverá em breve reforçar também os meios na região. “Já tivemos uma reunião que eu próprio acompanhei o Sr.º Presidente numa reunião presencial com o Sr.º Chefe de Estado-Maior. Estas conversações estão a ser implementadas ao nível da presidência e penso que em curto-prazo poderemos ter novidades destas conversas.”
Aos deputados, o Secretário afirmou que pretende ainda reforçar os meios da Inspecção Regional das Pescas já no próximo Orçamento, e que não vai penalizar o sector piscatório.
Além das novas áreas protegidas, o Governo quer também reestruturar a frota de pesca nos Açores e criar compensações para quem for abandonar a actividade.
F.T.