Edit Template

Ponta Delgada avança com a utilização partilhada de bicicletas e trotinentes

A Câmara Municipal de Ponta Delgada assinou um protocolo com a plataforma de mobilidade Bolt para, a partir de hoje, tornar possível a utilização partilhada de bicicletas e trotinetes elétricas, anuncia o Presidente do Município, Pedro Nascimento Cabral.
Conforme adianta, o serviço será alvo de uma experiência-piloto e “testado ao longo de um ano”, estando prevista “a introdução faseada de 100 bicicletas e 300 trotinetes” no concelho.
“Por cada bicicleta e trotinete utilizada contribuímos para a descarbonização da nossa cidade e concelho. Vence o ambiente e vence a população que ganha em saúde e bem-estar pela proteção dos poluentes que são emitidos pelos veículos de combustão”, realça o autarca.
A medida, refere Pedro Nascimento Cabral, surge enquadrada nos “novos desafios de mobilidade urbana decorrentes da defesa intransigente da sustentabilidade ambiental” que se desenvolve a partir do centro histórico de Ponta Delgada, apresentando resultados ao nível da melhoria da qualidade de vida das pessoas e numa circulação mais eficiente.
“Com a requalificação do centro histórico eliminamos um conjunto muito significativo de barreiras arquitetónicas, com o objetivo de melhorar a sua acessibilidade a todas as pessoas, sobretudo aquelas que apresentam limitações físicas, que agora podem circular na nossa cidade com tranquilidade. Criámos novas zonas para estacionamento de motociclos e para pessoas com mobilidade reduzida. Libertámos a baixa histórica do trânsito automóvel e, dentro em breve, também a rede minibus será gratuita para todos os estudantes, independentemente do seu nível de ensino, e cidadãos com 65 ou mais anos de idade. Agora, com a introdução deste serviço da Bolt, cumprimos um novo objetivo, somando mais uma medida concreta a favor da mobilidade inclusiva, ativa e sustentável no concelho”, sublinha.
Para utilizarem as bicicletas e as trotinetas, os clientes terão de descarregar a aplicação da Bolt e escolher o ícone do serviço para desbloquear o veículo digitalizando o código QR.
As bicicletas e trotinetes estarão parqueadas em vários locais da malha urbana de Ponta Delgada, designados ‘docas’, tendo sido dado primazia à sua instalação em parques de estacionamento públicos, junto a estabelecimentos de ensino, zonas balneares e outros pontos de interesse do concelho que permitam a intermodalidade.

Edit Template
Notícias Recentes
PS/Açores abre porta para aprovar o Plano e Orçamento 2025 em acordo com o Governo dos Açores do PSD/A
Descarregadas 852,71toneladas de pescado em lota no mês de Agosto representa uma queda de 23,7% em relação a igual período de 2023
Encarregados de educação queixam-se das condições precárias em que se encontra a Escola do Aeroporto em Santa Maria
Empresa blueOASIS “quer tornar os Açores no Silicon Valley das tecnologias oceânicas”
Empresa blueOASIS “quer tornar os Açoresno Silicon Valley das tecnologias oceânicas”
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores