A DBRS divulgou, em comunicado de imprensa, o rating da Região Autónoma dos Açores (RAA). A agência de notação financeira altera para positiva a perspectiva (Outlook) e confirma a notação em BBB (low).
Segundo uma nota publicada no Portal do Governo, a DBRS considera que a posição da RAA melhorou em 2023 em resultado de receitas fiscais mais robustas e que resultam de um momento favorável em termos económicos. Esta melhoria deverá permitir à Região continuar a progredir no sentido de um orçamento equilibrado e da estabilização do peso da dívida.
Segundo Duarte Freitas, esta análise da DBRS vem “confirmar a tendência positiva e validar as opções políticas de redução de imposto, aumentando, também por essa via, a receita e de esforço de controlo da divida regional”
Para o governante, “esta avaliação reflete a vontade do Governo Regional em continuar a consolidar as finanças públicas da Região através da capacidade em começar a reduzir um défice excessivo bem como em reduzir um elevado rácio da dívida com resultados já visíveis em 2023”.