Edit Template

Governo da República cria grupo do projecto do anel de fibra óptica inter-ilhas

O deputado do PSD/Açores na Assembleia da República, Paulo Moniz, enalteceu ontem a constituição, num despacho conjunto de vários ministérios, do Grupo de Projecto para o Anel Inter-ilhas (Açores), numa “prática e atempada decisão do Governo da República da AD – Aliança Democrática, que deverá apresentar conclusões ainda durante este ano”. O social-democrata ressalva “a celeridade da medida” pelo Ministério das Infraestruturas, sendo que “o despacho para a criação desta equipa de projecto já está assinado, conforme compromisso assumido pelo Governo da República, e contará, entre outros, com a participação do Governo Regional dos Açores e da Autoridade Nacional de Comunicações (ANACOM), que apresentará conclusões e orientações ainda durante o ano de 2024”.
“Assim, o designado ‘Grupo de Projecto Anel Inter-ilhas’ vai proceder ao estudo e à análise aprofundada da configuração técnica e financeira mais adequada para a substituição atempada dos cabos submarinos que asseguram as ligações de comunicações inter-ilhas, e que entraram ao serviço em 1998”, refere o parlamentar.
“Por se tratar de um investimento fundamental para assegurar a coesão nacional e o desenvolvimento económico do país e do espaço europeu, e porque as regiões autónomas têm de ser servidas por boas infraestruturas de telecomunicações, o trabalho do agora criado Grupo de Projecto reveste-se de uma cabal importância”, defende.
Paulo Moniz diz também que, “dada a dimensão do investimento envolvido, e as implicações do modelo a adoptar para o respetivo financiamento e gestão, o Estado Português deve definir uma orientação estratégica nesta matéria, envolvendo o Governo Regional dos Açores, com recurso a fundos europeus. Foi com esse propósito que, atempadamente, como já referimos, o Governo da República da AD pôs mãos à obra”.
O Grupo de Projeto é constituído por representantes do Ministro de Estado e das Finanças, do Ministro Adjunto e da Coesão Territorial, do Ministro das Infraestruturas e Habitação, do Ministro da Economia, do Governo Regional dos Açores, e da Autoridade Nacional das Comunicações (ANACOM), que preside ao mesmo e assegura o apoio administrativo. Deve concluir os seus trabalhos até 31 de Outubro de 2024 e apresentar um relatório final com toda a sua estratégia e recomendações ao Governo.

Edit Template
Notícias Recentes
Papa Francisco defensor dos pobres e paladino da paz na hora da despedida
Faleceu o Papa Francisco, um homem que viveu junto do povo e foi paladino da paz
Presidente do Governo destaca “importância estratégica” da nova Variante às Furnas
Francisco César visita ‘Correio dos Açores’ e defende pacote de medidas para apoiar órgãos de comunicação social da Região
PJ detém terceiro suspeito de homicídio que estava escondido numa gruta de São Miguel
Notícia Anterior
Proxima Notícia
Copyright 2023 Correio dos Açores